Institucional

FaE lança portal de acesso aberto a livros do campo educacional

Dezenas de obras já podem ser baixadas gratuitamente

A trilogia 'História Geral da Educação em Minas Gerais: da Colônia à República', publicada pela Edufu, integra o conjunto de obras já disponíveis para serem baixadas no site
A trilogia 'História geral da educação em Minas Gerais: da colônia à república', publicada pela Edufu, integra o conjunto de obras já disponíveisImagem: Reprodução de capas

A Faculdade de Educação (FaE) acaba de lançar o Portal de Livros Abertos, site que reunirá a produção acadêmico-científica dos docentes, discentes e servidores técnico-administrativos que têm ou tiveram vínculo com a unidade. O catálogo-portal já conta com algumas dezenas de obras, que podem ser acessadas e baixadas gratuitamente. É possível fazer buscas por autor, editora, assuntos, áreas do conhecimento e ano de publicação, entre outros marcadores.

A iniciativa foi estruturada em articulação com o Repositório Institucional da UFMG, ao qual sua política editorial está submetida, e focará, a princípio, na disponibilização de produtos editoriais lançados apenas no formato de livro pela Editora FaE e demais editoras do país, sobretudo no âmbito dos centros, núcleos e grupos de pesquisa vinculados à Faculdade.

Há também a previsão de que o portal disponibilize, futuramente, produções de autores que não têm vínculo direto com a FaE. Para isso, contudo, deverá haver prévia aprovação do conselho editorial do portal ou do conselho editorial da Editora FaE, entidade que nas últimas décadas tem organizado a publicação de livros e outros materiais bibliográficos no âmbito da unidade.

Ação pioneira
“Acredito que se trata de uma ação pioneira na Universidade, que já conta com dezenas de livros disponíveis”, diz Luciano Mendes, professor da Faculdade de Educação que integra a equipe do projeto, formada por representante indicado pela congregação, representantes dos departamentos, membros da Editora FaE e integrantes dos grupos de pesquisa e da biblioteca da unidade, além de discentes da graduação e da pós-graduação.

Mais informações sobre o funcionamento do portal podem ser solicitadas por meio de formulário próprio disponível  no site, em Contato. As informações sobre como disponibilizar uma obra no portal podem ser obtidas diretamente em SubmissõesClique para acessar o Portal de Livros Abertos da FaE.