Fanfics são tema de entrevista no programa Universo Literário

Histórias de ficção criadas por fãs têm se tornado prática comum entre pessoas aficionadas por artistas, obras literárias e cinematográficas

Fanfic produzida por estudantes da UFMG
Fanfic produzida por estudantes da UFMG Reprodução

As fanfics, também conhecidas como fanfictions, ou ficção criada por fãs, têm se tornado uma prática comum entre as comunidades de pessoas aficionadas por artistas, como bandas e músicos solo, ou mesmo obras literárias e cinematográficas.

As fanfics são histórias criadas e divulgadas em um ambiente de cultura participativa e publicadas em blogs, sites ou outras plataformas do ciberespaço.

Na maioria das vezes, essas obras refletem núcleos ficcionais já criados ou mesmo a vida de celebridades, construindo um universo paralelo ao original e ampliando a relação dos fãs com obras e artistas que admiram.

Nesta segunda-feira, 17, os elementos identificados como próprios da linguagem das fanfics foram tema de entrevista com a professora Raquel Abreu Aoki, da Faculdade de Letras da UFMG, no programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-17-12-2018.mp3

As fanfics são publicadas em diversas plataformas on-line. Na UFMG, alunos da disciplina Estudos Temáticos de Texto e Discurso: Oficina de Fanfics, ofertada pela professora Raquel Aoki, os alunos produziram diversas histórias, que podem ser consultadas na plataforma Wattpad.

Produção de Maitê Louzada, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória