Cães e gatos são adotados em feira no campus Pampulha

Evento foi promovido pela comissão de políticas de animais da UFMG

O gato Geraldinho, de apenas dois meses, encontrou um lar. Ele foi adotado nesta quinta-feira, dia 26, pela estudante Laura Signorini, do curso de Ciências Sociais, durante a Feira de Adoção de Cães e Gatos, realizada na Praça de Serviços. Laura e Geraldinho estabeleceram uma conexão imediata. “Ele me escolheu. Peguei o bichinho no colo e, quando tentaram tirá-lo de mim, ele não aceitou”, relatou a estudante à TV UFMG.

Duas dezenas de cães e gatos estavam disponíveis para adoção na feira, promovida pela Comissão Permanente de Políticas de Animais nos Campi da UFMG, com apoio da Pró-reitoria de Administração (PRA) e em parceria com a ONG Bastadotar. “Adoção é um gesto de amor, mas também de responsabilidade. Animal gera gasto, precisa de veterinário, de afeto, alimentação e espaço adequado”, alertou Silvana Coser, integrante da ONG.

Também em entrevista à TV UFMG, a professora Rossimiriam de Freitas, que integra a comissão de animais, falou sobre o trabalho da instância, criada em 2018. “A Comissão estabelece diretrizes para controle da população animal que vive no campus. Temos, por exemplo, uma subcomissão de adoção, que busca lares temporários. Também fazemos o manejo por meio de protocolo que consiste na captura, esterilização e devolução dos animais ao seu local de origem. Assim, temos conseguido controlar a população animal do campus. Atualmente, cerca de 90% dos animais que vivem aqui estão castrados”, informou a professora.

Assista ao vídeo:

Equipe: Amanda Gomes (produção e reportagem), Lucas Tunes (imagens), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Vitória Brunini (produção e edição de conteúdo)