Fenômeno da transferência é tema de conferência de psicanalista francês

François Sauvagnat estuda as relações entre as várias correntes psicanalíticas e a psiquiatria

A convite do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), o psicanalista e professor François Sauvagnat, da Université de Rennes II (França), estará na UFMG neste mês para ministrar a conferência A prática da clínica na atualidade. A atividade, gratuita e aberta ao público, será no dia 28 de agosto, às 18h30, no Auditório A 102 do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2).

Sauvagnat vai abordar diferentes perspectivas sobre o fenômeno da transferência. Após ter sido visto como uma inconveniência, ela foi rapidamente integrada à prática de Sigmund Freud como inevitável, capaz de renovar o processo de diagnóstico, podendo, em alguns casos, facilitar a cura, mas em outras instâncias, complicá-la.

Se para Freud o fenômeno da transferência poderia ser dividido em três aspectos (positivo, negativo e um desejo de saber), para Lacan essa visão acaba sendo modificada consideravelmente. “Originalmente considerava-se que a transferência manifestava o desconhecimento do paciente de suas ‘imagos’ originais (complexos) que tinham de ser retificadas na cura. Mas Lacan sustentava que nada deveria ser esperado de tais fenômenos no que diz respeito aos mecanismos simbólicos, transgeracionais que determinam os sintomas”, explica Sauvagnat, que apresentará alguns exemplos clínicos e realizará comparações da perspectiva lacaniana com outras visões históricas e atuais do fenômeno da transferência.

Professor e psicanalista François Sauvagnat faz grande conferência no dia 28 de agosto
 Sauvagnat vai apresentar exemplos clínicosDivulgação

Sobre o convidado
François Sauvagnat é professor titular no Departamento de Psicologia da Université de Rennes II (França) e diretor de Pesquisa na Universidade de Paris VII. Mestre em Literatura Clássica, Linguística e Psicologia Clínica, Sauvagnat tem trabalhado desde o fim dos anos 1970 como psicólogo clínico e psicanalista,  tanto em instituições de saúde mental quanto na prática privada. Suas publicações incluem 10 livros e mais de 330 artigos em sete línguas. Seus campos de interesse são psicoterapia das psicoses, psiquiatria infantil, relações entre psicanálise e neurociências, relações entre psicanálise e linguística, criminologia, identidade sexual e estética. Ele estuda as mútuas influências entre as variadas tendências psicanalíticas e a psiquiatria.

Aberta ao público, com entrada gratuita, a atividade será ministrada em francês com tradução simultânea para o português. Declarações de comparecimento serão emitidas às pessoas que as solicitarem. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online.