Festival de Teatro Negro seleciona trabalhos artísticos de estudantes da UFMG

Evento integra as comemorações dos 70 anos do Teatro Universitário

Segunda edição marca a estreia do Festival em formato presencial
Segunda edição marca a estreia do Festival em formato presencial Divulgação

Estão abertas, até 5 de junho, as inscrições para o 2º Festival de Teatro Negro da UFMG, evento promovido pelo Teatro Universitário (TU), com apoio da Diretoria de Ação Cultural (DAC). As propostas para o o evento, que será realizado em formato presencial de 24 a 31 de agosto, podem ser inscritas por meio de formulário on-line. Além de marcar a estreia do evento fora do ambiente digital, a segunda edição do Festival de Teatro Negro da UFMG integra as comemorações dos 70 anos do TU.

O objetivo da chamada pública é selecionar trabalhos desenvolvidos nas linguagens do teatro, da dança e da performance, que tenham a temática negra como principal elemento. Os trabalhos também precisam ter sido criados por estudantes negros, de cursos de nível técnico, superior ou de pós-graduação da UFMG, para apresentação no campus Pampulha e nos demais espaços culturais da Universidade em Belo Horizonte.

A seleção dos trabalhos será feita por comissão formada por artistas e curadores convidados. Doze propostas serão escolhidas. Os estudantes que tiverem suas cenas curtas e espetáculos selecionados receberão bolsas viabilizadas pelos projetos de extensão TU Convida e Teatro&Cidade. As propostas de cenas ou performances curtas (até 20 minutos) vão concorrer a bolsas de R$ 600, e os espetáculos longos (de 40 a 90 minutos), a bolsas de R$ 1.200. Para se inscrever nas duas categorias, os estudantes devem enviar vídeos com a gravação dos trabalhos.

Histórico
A primeira edição do Festival de Teatro Negro da UFMG ocorreu em 2020, em formato digital, com exibição de trabalhos desenvolvidos por estudantes nas redes sociais. A estreia contou também com obras performativas de artistas convidados, publicação de textos resultantes de pesquisas acadêmicas, obras dramáticas e um minicurso. Em 2022, as apresentações serão feitas principalmente nos espaços do TU e em ruas e espaços abertos.

Os professores Denise Pedron e Rogério Lopes, do TU, e Marcos Alexandre, da Faculdade de Letras da UFMG, idealizaram e coordenam o evento. Outras informações podem ser encontradas no perfil do Teatro Universitário da UFMG no Instagram ou solicitadas pelo e-mail fetne.tu@gmail.com.