Arte e Cultura

Festival de Verão e Festa do Livro unem-se para celebrar a palavra e as oralidades

Obras serão vendidas com desconto mínimo de 40%; programação cultural terá encontros de autores, mesas-redondas, exposições, projeção de filmes e apresentações artísticas

Relações entre literatura e oralidade dão o tema da edição 2024 do Festival de Verão e da Festa do Livro UFMG. Na imagem, detalhe da atração 'Performance remetente', de Adelita Siqueira, que ocorrerá em todos os dias da Festa do Livro
Relações entre literatura e oralidade dão o tema da edição 2024 do Festival de Verão e da Festa do Livro UFMG; na imagem, detalhe da atração 'Performance remetente', que ocorrerá todos os dias da Festa do Livro Foto: Arquivo pessoal de Adelita Siqueira

Em 2023, as atividades culturais da UFMG finalmente retomaram o ritmo do período pré-pandemia: o Festival de Verão voltou ao formato presencial após o turbilhão do ciclo pandêmico, e a tradicional feira de livros da Editora UFMG aliou-se à Pró-reitoria de Cultura (Procult), convertendo-se em uma Festa do Livro, evento que agora entremeia programação cultural à venda de livros com descontos. 

As edições de 2024 dos dois eventos serão realizadas na próxima semana e prometem ser a coroação desse processo de retomada da vida cultural universitária: a partir de agora, a Festa do Livro integra oficialmente a programação do Festival de Verão da UFMG.

Leda Maria Martins
Leda Maria Martins Foto: Arquivo pessoal
O professor Jacyntho Lins Brandão, organizador do livro Literatura Mineira: Trezentos Anos.
Jacyntho Lins BrandãoFoto: Foca Lisboa | UFMG

Neste ano, a Festa do Livro receberá quase 70 editoras (entre públicas e comerciais, grandes e pequenas, além de independentes) na Praça de Serviços do campus Pampulha, com o tradicional desconto de 40% ou mais sobre o valor de capa (exceto as independentes, que por subsistência não têm condições de oferecer descontos desse vulto). O evento será realizado de 11 a 14 de março, das 9h às 19h. Já o 18º Festival de Verão, iniciado no mesmo dia, segue até dia 19, com atividades não apenas na Pampulha, mas também no Centro Cultural, no Conservatório e no Espaço do Conhecimento, na região Centro-sul de Belo Horizonte e no campus cultural Tiradentes.

“A gente está feliz demais de incorporar a agenda da produção literária, ensaística e poética da UFMG e do país à pauta do Festival de Verão”, afirma Fernando Mencarelli, pró-reitor de Cultura da UFMG. Ele celebra a união como um marco das histórias dos eventos, algo que se consubstancia no tema desta edição do Festival: Arte Palavra: literatura e oralidades

Um dos eventos de abertura da Festa do Livro dimensiona o peso da iniciativa: no dia 11, às 13h, os escritores Jacyntho Lins Brandão e Leda Maria Martins, ambos professores aposentados da Faculdade de Letras da UFMG e decanos do pensamento literário em Minas, encontram-se na Praça de Serviços para debater com o público a sua produção literária, ensaística e poética.

Valorização da cultura do livro
Para a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, a integração da Festa do Livro ao Festival de Verão é, de fato, uma realização a ser comemorada pela comunidade universitária. “Estamos unindo dois dos grandes eventos da UFMG, duas grandes festas culturais que vão discutir a força e o poder da palavra”, demarca, sinalizando o ganho mútuo que já começa a advir da parceria.

O professor Flávio Carsalade, diretor da Editora UFMG, afirma que a parceria entre os eventos possibilitou que a Festa do Livro, antes restrita a uma celebrada e concorrida feira de descontos, de fato se alargasse para um evento amplo e diversificado, relacionado não apenas ao comércio de livros, mas também à valorização da cultura do livro e de seu entorno cultural. “A parceria começou no ano passado, na retomada que tivemos dos eventos presenciais, mas a nossa expectativa é que ela se repita não apenas neste ano. A ideia é que seja algo realmente contínuo. Queremos que a Festa do Livro siga integrando o Festival de Verão”, resume o diretor.

Fachada do Espaço do Conhecimento é um dos equipamentos que receberão atividades do Festival de Verão
Fachada do Espaço do Conhecimento receberá atividades do Festival de Verão Foto: Arquivo Espaço do Conhecimento

Programação
Na Festa do Livro e no Festival de Verão haverá lançamentos coletivos, projeção de filmes, exposições diversas, vários shows, rodas de conversa e performances artísticas. O prólogo dos eventos ocorre às 11h do dia 11, segunda-feira, com uma performance de Adelita Siqueira, ao que se seguirá a efetiva abertura do Festival de Verão, às 13h, com o mencionado bate-papo entre Leda e Jacyntho. Vale lembrar: toda a programação dos eventos é 100% gratuita.

Monólogo 'Teatro decomposto' será encenado no Centro Cultural no dia 18, às 19h
Monólogo 'Teatro decomposto' será encenado no Centro Cultural no dia 18, às 19h Foto: Pedro Paulino

Em sua Performance remetente, Adelita interpreta uma escritora de cartas a que nomeou Consthancia. No transcorrer de uma hora, Consthancia convidá os passantes a olhar em seus olhos e, como resultado dessa troca, receber uma carta poética, pessoal e intransferível escrita na hora por ela, em sua máquina de escrever. Essa performance ocorrerá em todos os dias da Festa do Livro no mesmo horário e local, a Praça de Serviços.

Outro destaque das programações é a exposição Entre livros: quatro décadas da Editora UFMG, que será inaugurada ainda na segunda-feira, dia 11, às 18h, no Centro Cultural UFMG, ao lado de outras exposições. A exposição da Editora receberá uma visita mediada às 18h30. O campus cultural da UFMG em Tiradentes também abriga exposições no Museu Casa Padre Toledo e no Quatro Cantos Espaço Cultural.

Voltando ao Centro Cultural, ainda no dia 11, após a visita à exposição da Editora UFMG haverá a mesa-redonda Arte Palavra - Literatura e Oralidade, na qual se debaterá, a partir das 19h30, “as múltiplas possibilidades da literatura e da oralidade e suas manifestações na arte e na cultura”.  Participam as professoras Maria Inês de Almeida e Sônia Maria de Melo Queiroz e o professor Flavio de Lemos Carsalade, diretor da editora. A mediação será de Fabrício Fernandino.

Odilon Esteves lerá Guimarães Rosa na Praça de Serviços
Odilon Esteves lerá o amor de Riobaldo e Diadorim na na Praça de Serviços Foto: Divulgação

Leitura dramática de 'Grande Sertão'

As atividades dos eventos se distribuem entre o Centro Cultural, o Espaço do Conhecimento, o Conservatório, o campus Pampulha e Tiradentes. No Conservatório, por exemplo, haverá uma apresentação de música de câmara para cordas e trompa, com obras de Mozart e Beethoven, no dia 12, terça-feira, às 19h30; no mesmo horário, no dia 14, é a vez do Thiago Delegado Quarteto se apresentar, com participação especial de Aline Calixto. E os shows seguem nos demais dias. Para se programar, basta acessar o site do evento e conferir a programação.

Uma atração muito esperada, acredita-se, é a leitura dramática que o ator Odilon Esteves fará de trechos de Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, com foco na relação de Riobaldo e Diadorim. Um dos mais inspirados leitores-intérpretes da alta literatura brasileira, Odilon vem fazendo, desde pelo menos seis anos atrás, leituras dramáticas de muito sucesso em plataformas de mídia social como o YouTube. O encontro com a sua interpretação da obra máxima de Guimarães Rosa ocorrerá no dia 13, quarta-feira, às 12h30.

No mesmo dia, às 13h, ocorre o lançamento coletivo de nove obras de editoras presentes na feira – entre elas, o livro Canção sertaneja e política agrária durante a ditadura militar (Editora UFMG), de Marcela Telles Elian de Lima. A lista completa dos lançamentos, demais informações sobre a programação da Feira do Livro e a relação das quase 70 editoras que participarão do evento podem ser consultadas em seu site.

Sobre o Festival de Verão
Criado em 2007, o Festival de Verão UFMG é realizado anualmente pela Pró-reitoria de Cultura da UFMG. A iniciativa visa oferecer ao público e à cidade de Belo Horizonte, durante as férias de verão, uma programação cultural que promova a interação dinâmica entre cultura e educação. Além do site, o Festival mantém perfis no Instagram, no Twitter e no Facebook, onde são publicadas atualizações da programação.

Dia 16, às 15h, uma sessão especial do planetário do Espaço do Conhecimento vai levar o público em uma viagem no tempo até o céu do dia 23 de abril de 1616, em que teriam morrido Shakespeare e Cervantes. Durante a sessão, haverá leitura de trechos dos autores
Dia 16, às 15h, sessão especial do planetário do Espaço do Conhecimento vai levar o público a uma viagem no tempo até o céu do dia 23 de abril de 1616, data em que teriam morrido Shakespeare e Cervantes; trechos de obras dos autores serão lidos durante a sessãoImagem: Reprodução

Ewerton Martins Ribeiro