Notícias Externas

Filarmônica de Minas Gerais grava obras de D. Pedro I e faz apresentação especial na sexta-feira

Álbum realizado em parceria com o Itamaraty será lançado em setembro

Filarmônica de Minas explora o lado compositor de Dom Pedro I
Filarmônica de Minas explora o lado compositor de Dom Pedro I Imagem: Museu Nacional / Reprodução

Conhecemos Dom Pedro I como o primeiro imperador do Brasil e o responsável pela declaração de independência e de todas as histórias reais ou não que circulam sobre a proclamação. Mas nem todos sabem de seu lado artístico e autoral, expresso em composições musicais. Além de diversas obras de cunho religioso, o imperador é responsável pelos arranjos instrumentais do 'Hino da Independência', composto em 1824 com letra de Evaristo da Veiga. Após idas e vindas, o hino voltou a ser executado com regularidade em 1922, no centenário da independência. Agora, nos 200 anos da Independência, com elementos da construção da nação sendo revisitados e homenageados em exposições, antologias, seminários e debates, o que era no tempo do rei não fica de fora. A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais apresenta um concerto com as peças criadas pelo instrumentista, compositor e o primeiro governante do país Brasil, Dom Pedro I. Além dos instrumentos, as peças compostas por D. Pedro I serão interpretadas com a ajuda de um quarteto de solistas vocais de destaque no cenário nacional: a mezzo-soprano Luisa Francesconi, a soprano Carla Cottini, o tenor Cleyton Pulzi e o baixo-barítono Licio Bruno. 

A apresentação especial será às 20h30, na Sala Minas Gerais - rua Tenente Brito Melo, 1090, no Barro Preto. Mais informações e ingressos no www.filarmonica.art.br.

O programa Noite Ilustrada conversou sobre este trabalho com o diretor artístico e regente titular da Filarmônica, maestro Fábio Mechetti.

Ouça a conversa com o apresentador Luiz Fernando Freitas:

Produção: Guilherme Thomaz e Clarice Filgueiras, com orientação de Breno Rodrigues e Luiza Glória