Arte e Cultura

Filosofia na Praça analisa 'dilemas' do cinema na apropriação do texto literário

Professor Sérgio Alcides, da Faculdade de Letras, discorrerá sobre cinco filmes

Poster do filme Rashomon (1950), uma das cinco obras analisadas no curso
Pôster do filme 'Rashomon' (1950), dirigido por Akira KurosawaCourtesy of Daiei / Wikimedia / Domínio Público

Cinco filmes inspirados em obras literárias serão analisados, a partir da próxima quarta-feira, dia 15, no módulo Dilema/Cinema, que integra a programação do curso Ética e Estética: do texto à tela, vinculado ao projeto Filosofia na Praça. A atividade, conduzida pelo professor Sérgio Alcides do Amaral, da Faculdade de Letras, pretende debater os recursos usados pela ficção para se aproximar de questões como o fanatismo, a maldade e a culpa e expor os problemas éticos da apropriação do texto pelo cinema.

As análises recairão sobre A deusa, de Satyajit Ray (baseado em conto de Mukhopadhyay), A grande testemunha, de Robert Bresson (adaptação de O idiota, de Dostoiévski); Minha noite com ela, de Éric Rohmer (que recorre aos Pensamentos, de Pascal); Rashomon, de Akira Kurosawa (inspirado em conto de Ryunosuke Akutagawa) e O espírito da colmeia, de Víctor Erice (que explora o efeito da história de Frankenstein sobre uma criança em tempos difíceis).

Todas as aulas do módulo serão realizadas durante as próximas quatro quartas-feiras, das 19h30 às 21h10, no Espaço do Conhecimento UFMG.

Sérgio Alcides é professor da UFMG desde 2009. Graduado em Comunicação Social (PUC-RJ), ele é mestre em História Social pela mesma universidade e doutor em História Social pela USP. Alcides fez também uma residência pós-doutoral na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Sua área de pesquisa é a Literatura, com ênfase na Poesia.

O projeto
Durante o primeiro semestre de 2019, no âmbito do projeto de extensão Filosofia na Praça, professores das áreas de filosofia, literatura e cinema analisam, em módulos independentes, temas que contemplam variado conjunto de textos e filmes. O projeto é promovido pelo Departamento de Filosofia, com apoio do Espaço de Conhecimento da UFMG. Para participar, os interessados devem se inscrever no site da Fundep.

Nesta edição, o Filosofia na Praça promove debates sobre temas éticos, políticos e estéticos por meio da análise de textos e filmes. Nas discussões, busca-se compreender como se dá a recepção de autores clássicos pela sétima arte e refletir sobre a contribuição de grandes escritores e diretores de cinema para importantes questões filosóficas e da cultura contemporânea sob o ponto de vista da tradição filosófica ocidental.