Extensão

Filosofia relembra 25 anos do doutorado e meio século dos acontecimentos de 68

Evento será realizado de quarta a sexta-feira; temas da época serão rediscutidos em função do atual cenário político do Brasil

'É proibido proibir!', um dos slogans do Maio de 68 que marcou a França Wikimedia/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

Com o objetivo de recordar a memória de um período tão marcante e ainda tão presente na história e celebrar os 25 anos de seu programa de doutorado, o Departamento de Filosofia da UFMG realiza o evento Memórias 2 em 1: 25 anos do doutorado em Filosofia da UFMG/1968 ontem e hoje - Brasil, Europa, EUA. As atividades, que serão realizadas na UFMG, de 28 a 30 de novembro, são abertas ao público e reunirão especialistas brasileiros e estrangeiros sobre os acontecimentos de 1968.

Os Estados Unidos estavam mergulhados na guerra do Vietnã enquanto se revoltavam com o assassinato do líder Martin Luther King Jr, a Europa vivenciava a força das revoltas estudantis e o Brasil experimentava o endurecimento do regime militar com a promulgação do Ato Institucional Nº 5 (AI-5), que completa 50 anos no dia 13 de dezembro. O AI-5 oficializou o recrudescimento da censura e da repressão policial, com a consequente reação de setores populares que reivindicavam mais democracia. Foi um período de ascensão de movimentos artísticos como a Tropicália, influenciados pelo emblemático Maio de 68. Todos esses acontecimentos fazem de 1968 um ano que marcou a história mundial e definiu os rumos da política com a renovação da esquerda e da cultura ao redor do globo.

Em duas dimensões
Um dos coordenadores do evento, Rodrigo Duarte, professor do Departamento de Filosofia da UFMG, explica que o objetivo é celebrar a memória em duas dimensões: a primeira, em perspectiva micro, visa comemorar os 25 anos do início do programa de doutorado do Departamento de Filosofia, recuperando também um pouco da memória do curso de graduação, criado em 1939. A proposta é também discutir a relação do Departamento de Filosofia com a cidade de Belo Horizonte e o processo de consolidação do curso de filosofia como um dos mais importantes do Brasil. 

Já a segunda dimensão busca celebrar a memória num sentido mais amplo, com a reflexão sobre os 50 anos de 1968, os acontecimentos históricos e os seus impactos no Brasil, na Europa e nos EUA.

“A proposta é pensar também sobre os desdobramentos do ano de 1968, que foi muito importante na luta contra a ditadura no Brasil e de movimentos de liberação em outras partes do mundo, numa ação de renovação do pensamento da esquerda. O público pode esperar uma recolocação de temas relevantes em um momento político crucial para discutir algumas questões que são importantes hoje no Brasil”, explica Rodrigo Duarte.

O evento é organizado pelos professores do Departamento de Filosofia Ivan Domingues (primeiro coordenador do doutorado) e Giorgia Cecchinato. A programação conta com a participação dos pesquisadores internacionais Jeremy Shapiro (Fielding Graduate University, dos EUA) e Luigi Caranti (Università degli Studi di Catania, da Itália), além de pesquisadores e ex-pesquisadores do Departamento de Filosofia, como a atual coordenadora da pós-graduação, professora Patrícia Kauark, o autor da primeira tese de doutorado do Programa de Pós-graduação, professor José Luiz Furtado (Ufop), e o professor aposentado da UFMG Carlos Roberto Drawin.

O evento terá lugar no auditório 4 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), no campus Pampulha. A programação está disponível na internet. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia.