Saúde

Fim do estado de emergência não é o fim da pandemia, alerta virologista da UFMG

Integrante da equipe que desenvolve a primeira vacina 100% brasileira contra a covid-19, professor Flávio da Fonseca indica os cuidados ainda necessários

Criança é vacinada em Bangladesh:
Criança é imunizada em Bangladesh: vacinação global atingiu patamar satisfatório na avaliação da OMS Foto: Departamento de Estado dos Estados Unidos | Fotos Públicas

Nesta sexta, dia 5, uma boa notícia viralizou nas redes sociais: o fim do estado de emergência de saúde pública de importância internacional da covid-19 decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A manifestação da entidade reconhece que a circulação do vírus, o número de casos graves da doença e o percentual da população mundial vacinada alcançaram patamares satisfatórios dos pontos de vista social e epidemiológico. 

A atualização do status da doença, no entanto, não significa o fim da pandemia, pondera o virologista e professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Flávio da Fonseca, integrante do Centro de Tecnologia de Vacinas da Universidade (CTVacinas). “Uma pandemia se caracteriza pela ocorrência global de um patógeno, e o novo coronavírus mantém essa condição”, ressalta o pesquisador. 

Segundo o virologista, as pessoas ainda devem manter cuidados básicos, pois o vírus Sars-CoV-2  segue em circulação, inclusive com novas variantes, como a Arcturus (XBB 1.16). Os dois primeiros casos causados por essa variante foram registrados recentemente na Bahia e em São Paulo.

Flávio da Fonseca:
Flávio da Fonseca: pandemia se caracteriza pela ocorrência global de um patógenoFoto: Arquivo pessoal

Para Flávio da Fonseca, ainda que o isolamento social não seja mais uma recomendação para a maior parte da população, como ocorreu nos períodos mais críticos da pandemia, a situação ainda inspira cuidados essenciais: “Quem estiver com sintomas deve usar máscara ou evitar o contato com outras pessoas, além de avisar colegas e familiares até a realização do teste", alerta.

SpiN-Tec
Integrante da equipe que desenvolve, no CT-Vacinas da UFMG, a SpiN-Tec MCTI, primeiro imunizante 100% nacional contra o vírus da covid-19, Fonseca comemora os bons resultados dos testes até o momento. “A SpiN-Tec MCTI concluiu a fase 1 dos ensaios clínicos. No fim deste mês, inicia-se a fase 2 dos testes em seres humanos. Os resultados são muito bons”, resume o professor.

A conversa com o professor Flávio da Fonseca deu origem a um vídeo publicado nas redes sociais da UFMG.

Ruleandson do Carmo