Pesquisa e Inovação

Florestas plantadas de eucalipto sequestram carbono da atmosfera

Estudo do ICA mostra que estoque de CO2 chega a 187 toneladas por hectare em um ciclo de sete anos

Plantação de eucalipto no Norte de Minas: sequestro e estoque de carbono
Plantação de eucalipto no Norte de Minas: sequestro e estoque de carbono Amanda Lelis / UFMG

As florestas de eucalipto plantadas nas regiões dos vales do Jequitinhonha e do São Francisco, que abastecem o mercado madeireiro nacional e internacional, são responsáveis por sequestrar 187 toneladas de dióxido de carbono (CO2) em um ciclo produtivo de sete anos. Esse cálculo foi apurado em pesquisa desenvolvida no âmbito do curso de Engenharia Florestal do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros.

De acordo com o autor do estudo, o engenheiro florestal Ciro Lacerda, as florestas plantadas, além de contribuírem para a economia das duas regiões, também têm impacto positivo sobre o meio ambiente. “Em crescimento, as florestas, por meio do processo de fotossíntese, retiram dióxido de carbono da atmosfera e o estocam”, explica. O acúmulo de CO2 no ambiente é um dos principais responsáveis pelo fenômeno conhecido como efeito estufa.

Ciro Lacerda é o entrevistado desta semana do programa Veredas da ciência, transmitido pela Rádio UFMG Educativa Montes Claros. A reportagem foi produzida por Amanda Lelis.