Ensino

Formação transversal em direitos humanos oferece três disciplinas neste semestre

Protesto contra a morte de adolescente vítima de lgbtfobia: políticas públicas para a juventude são tema de uma das disciplinas da formação Cláudio Fachel / SDH

A Formação Transversal em Direitos Humanos, aberta a estudantes de todos os cursos de graduação, oferece três disciplinas neste primeiro semestre de 2017. A iniciativa possibilita que o estudante tenha acesso ao histórico da constituição dos direitos humanos, incluindo as lutas e movimentos sociais, além de contribuir para o fortalecimento de uma cultura para os direitos humanos.

As disciplinas são Direitos humanos e políticas públicas: infância, adolescência e juventudeDireitos humanos e lutas sociais e Direitos humanos e os instrumentos de proteção. Elas integram a modalidade Formação Livre, por meio do Sistema Acadêmico da Graduação (Siga). O estudante deverá acessar o sistema no ambiente Minha UFMG, nos dias 7 ou 8 de março, para incluir as disciplinas. A matrícula será deferida se não houver conflito de horários com disciplinas previamente indicadas.

Segundo a professora Claudia Mayorga, pró-reitora adjunta de Extensão da UFMG, a formação transversal em Direitos Humanos é uma demanda antiga da comunidade acadêmica. “Há muito tempo, grupos de extensão, ensino e pesquisa de diversas áreas do conhecimento têm-se organizado e dialogado para implementar disciplinas de direitos humanos na formação de nossos estudantes", explica.

Teoria e prática

Ainda de acordo com a pró-reitora, essa formação possibilitará aliar teoria e prática, ampliando, assim, as possibilidades de formação acadêmica. "Ao longo do percurso, o estudante terá oportunidade de elaborar projetos práticos de intervenção vinculados à sua área de formação, experimentando o fazer. Isso vai permitir que ele supere um discurso muito abstrato sobre direitos humanos e transforme o conhecimento em ação, com perspectivas concretas", enfatiza.

A proposta partiu da Rede Direitos Humanos da UFMG, iniciativa da Pró-reitoria de Extensão que reúne núcleos, grupos e laboratórios que desenvolvem atividades de extensão, ensino e pesquisa de forma indissociável.

As formações transversais, que representam nova modalidade de percurso acadêmico, estão disponíveis desde 2015 e englobam um conjunto de conteúdos de interesse geral, constituindo “minicurrículos” em diferentes áreas do conhecimento, que podem ser cursados por qualquer aluno de graduação, dando direito a certificado ao fim da integralização de 360 horas-aula.

Saiba mais sobre as disciplinas:

Direitos humanos e políticas públicas – Infância, adolescência e juventude (UNI 083)
60 vagas / 30 horas
Faculdade de Direito (Avenida João Pinheiro, 100, Centro)
Quartas-feiras, às 15h30
Professoras: Adriana Orsini, da Faculdade de Direito, e Laura Soares, do Departamento de Psicologia da Fafich

Direitos humanos e lutas sociais (UNI 084)
60 vagas / 60 horas
Fafich, no campus Pampulha
Segundas e quintas, das 17h às 18h40
Professora: Marlise Matos, do Departamento de Ciência Política (Fafich)

Direitos humanos e os instrumentos de proteção (UNI 085)