Ensino

Formações Transversais abrem múltiplas possibilidades de percurso na graduação

Atividades, que se constituem em espaço comum de formação, serão apresentadas nesta quinta na Semana do Conhecimento

Nesta quinta-feira, dia 28,  às 14h, será realizado o evento As Formações Transversais na UFMG: múltiplas possibilidades de percursos na graduação, uma das atividades da 30ª Semana do Conhecimento UFMG. Experiências desenvolvidas no âmbito dessas formações serão compartilhadas durante o evento.  

As Formações Transversais são um espaço comum de formação para todos os estudantes da UFMG. Seu objetivo é incentivar a construção de conhecimento crítico e aprofundado em temas de relevância social, acadêmico-científica, profissional e cultural.  

São nove as opções de percurso: Acessibilidade e inclusão, Culturas em movimento e processos criativos, Direitos humanos, Divulgação científica, Empreendedorismo e inovação, Estudos internacionais, Gênero e sexualidade: perspectivas Queer/LGBTI, Relações étnico-raciais, História da África e cultura afro-brasileira e Saberes tradicionais. 

Estudantes de graduação podem obter certificação ao atingir 300 horas cursadas. Para isso, é necessário que as disciplinas escolhidas sejam diferentes daquelas obrigatórias e optativas que constituem o núcleo específico do currículo dos respectivos cursos. 

O processo de criação das Formações Transversais na UFMG teve início em 2014. No ano seguinte, começaram as atividades da primeira formação, em Saberes tradicionais. Desde então, a Universidade avançou na institucionalização e estruturação da oferta dessas atividades.  

Saiba mais sobre as Formações Transversais neste vídeo produzido pela TV UFMG. 


Equipe: Alessandra Ribeiro (produção, reportagem e edição de conteúdo), Ravik Gomes (imagens) e Otávio Zonato (edição de imagens)