Extensão

Formatura do Teatro Universitário da UFMG aborda graves problemas para o planeta Terra

Temporada inaugura o retorno presencial dos espetáculos de formatura da universidade

O Teatro Universitário da UFMG, celebra, nesta quinta (10), a formatura dos estudantes da turma de 2022 de forma presencial, pela primeira vez, depois das restrições provocadas pela COVID-19. A peça ‘GOLD’, apresentada pelos formandos, aborda assuntos que colocam em risco o planeta Terra, como o desmatamento e a poluição. “A terra não é só planeta. Essa terra que a gente cultiva é potente, é bonita, é fértil, é feminina, mas também é minerada, esburacada, violentada, queimada, e que, muitas vezes, é perfurada em busca de ouro, em busca de gold (ouro)”, conta o professor do teatro universitário da UFMG e também produtor da peça, Tarcísio Ramos.  

O espetáculo teatral "Gold' foi elaborado coletivamente pelos formandos do Teatro Universitário (TU) e permanece em cartaz até o dia 27 de março no Teatro da Funarte, em Belo Horizonte. “O que nos moveu foi pensar que no meio dessa crise climática e ambiental que a gente tá vendo, onde a floresta Amazônica tem sido devastada, terras indígenas sendo exploradas, veio muito essa urgência para falar disso. Não é simplesmente ser mais um a falar disso, mas indicar o que precisa ser feito para podermos continuar vivendo no meio de tanta desilusão, no meio de tanta violência”, completa o professor.   

 O elenco é composto por 4 atuantes, Ana Luísa Cosse, Fernando Dornas, Tai Pimenta e Victor Velloso. Eles celebram a vitória e resistência em continuar no curso de teatro e, enfim, poder colher os frutos dos anos de dedicação, de forma presencial, em uma data que em que também se comemora os 70 anos de existência do Teatro Universitário (TU) da UFMG. A escola de teatro também desenvolve importantes projetos de pesquisa e de extensão na Universidade e atua como forte influência no cenário artístico e cultural da capital mineira, desde a década dos anos de 1950.  

 As apresentações ocorrem de quinta a domingo, às 20h, no Teatro Funarte, localizado na rua Januária, nº 68, no centro de Belo Horizonte. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência. O uso de máscara e a apresentação do cartão de vacina são obrigatórios. 

Equipe: Miryam Cruz (produção e reportagem); Marcelo Duarte (edição de imagens); Naiana Andrade (edição de conteúdo)