Pesquisa e Inovação

Seminário discutirá propostas para o desenvolvimento da ciência em Minas

Evento nesta quarta, no campus Pampulha, reunirá comunidade científica e parlamentares

A UFMG sedia nesta quarta, 20, das 8h30 às 17h, o seminário Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Econômico e Social de Minas Gerais, que tem o objetivo de subsidiar a  elaboração de um plano com propostas para investimentos na área em Minas Gerais. O encontro, que será realizado no auditório B 106 do CAD 3, é aberto à comunidade e dispensa inscrição prévia. 

Um conjunto de mesas de debate reunirá representantes da Assembleia Legislativa, que lançou em setembro o Fórum Técnico Ciência, Pesquisa, Tecnologia e Inovação, das universidades, de centros de pesquisa e da Fapemig.

“O corte nos repasses à Fapemig e de verbas destinadas à ciência de um modo geral provocou uma grande mobilização entre as instituições mineiras e movimentos sociais em defesa da ciência. Unidos à Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas, esses grupos viabilizaram a realização do seminário”, explica o secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Minas Gerais, Luciano Mendes, que é professor da Faculdade de Educação da UFMG e participará da mesa de abertura do evento. 

Mobilização
O pró-reitor adjunto de Pesquisa da UFMG, André Massensini, espera uma grande mobilização de fundações, órgãos do estado, demais instituições de ensino e pesquisa e da própria UFMG para a elaboração do plano. "Vamos reunir diferentes instituições para discutir a ciência e elaborar uma proposta que é extremamente necessária para gerar conhecimento e desenvolvimento tecnológico e para buscar soluções, por exemplo, para o financiamento da pesquisa", afirma Massensini.

Além do evento na UFMG, outros encontros deverão ser realizados em diferentes regiões de Minas Gerais de modo a estimular uma participação ampliada da comunidade científica mineira.