Institucional

Parlamentares, reitores e entidades relançam frente pela valorização das universidades federais

A reitora Sandra Goulart Almeida participou da cerimônia na Câmara dos Deputados, que teve a presença de 67 dirigentes de instituições

,,,,,,,,,,,,,
A partir da esquerda, Valder Steffen, presidente do Foripes, Sandro Cerveiras, reitor da Unifal, Girlene Alves da Silva, vice-reitora da UFJF, deputada federal Margarida Salomão, Sandra Goulart Almeida, reitora da UFMG, deputado federal Rogério Correia e Sérgio da Gama Correia, reitor da UFSJRamênia Vieira

A reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, participou nesta quarta, 24, na Câmara dos Deputados, da cerimônia de relançamento da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais.

De acordo com a reitora, valorizar as universidades federais é defender um patrimônio inestimável do Brasil. “Não se constrói uma nação sem investimento em educação, ciência e tecnologia. Esse movimento em parceria com os parlamentares é parte da luta pelo desenvolvimento socioeconômico do país e de nossas regiões”, disse Sandra Goulart Almeida.

A deputada federal Margarida Salomão (PT/MG), afirmou que a Frente atuará ao lado das entidades com o objetivo de debater e construir projetos para a defesa do sistema de universidades federais. “Esta Frente já garantiu grandes avanços para a educação em legislações anteriores, porém estamos vivendo um processo de ataque não só à autonomia universitária, mas também à sua subsistência, por meio de cortes sistemáticos nos orçamentos”, enfatizou a parlamentar, que foi reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora.

A frente parlamentar, suprapartidária, já conta com assinaturas de centenas de deputados e senadores e deve receber ainda mais adesões. A coordenação colegiada é das deputadas Margarida Salomão (PT/MG) e Alice Portugal (PCdoB-BA) e dos deputados Danilo Cabral (PSB-PE), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) e Túlio Gadêlha (PDT-PE).

Estiveram presentes à cerimônia de lançamento 70 deputados, cinco senadores, reitores e representantes de 67 universidades e instituições federais, além de representações da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG), Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), Observatório do Conhecimento e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

...
Evento contou com a presença de 67 dirigentes de instituições federaisRamênia Vieira

Frente de Mulheres

A defesa das universidades públicas e do investimento em educação ciência e tecnologia como pilares do desenvolvimento já havia sido feita no dia anterior, durante o encontro de reitoras e diretoras das Instituições Públicas de Ensino Superior com integrantes da Bancada Feminina da Câmara. 

Durante o encontro, no qual foi encaminhada a necessidade de criação de uma frente parlamentar das mulheres, a professora Sandra Goulart Almeida destacou a disposição e o dever de Universidades chefiadas por reitoras e diretoras envolverem-se também diretamente na criação de espaços de discussão de políticas para as mulheres, contra discriminação, assédio e violência.

"O que nos une neste espaço? Estamos aqui para falar de universidades, e de universidades públicas. 'E fundamental que aqui estejamos para falar sobre o que somos, sobre o que fazemos. A universidade pública é um patrimônio de nosso país. É um patrimônio que precisa ser defendido. Também estamos aqui para falar sobre nós, mulheres. É fundamental que tenhamos o nosso espaço de fala. Mas devemos lembrar que nós, mulheres, somos diversas e nem todas as mulheres estão aqui representadas.  Para sair da crise econômica, é preciso que tenhamos investimentos permanentes nas universidades e nas mulheres", defendeu Sandra Almeida. 

A reitora da UFMG também aproveitou a oportunidade para esclarecer que no Brasil e no mundo o investimento em ciência e tecnologia, portanto, em desenvolvimento, é realizado por instituições públicas. "Até mesmo nos Estados Unidos,  60% do investimento em ciência e tecnologia é realizado pelo setor público", informou. 

Os pronunciamentos durante a discussão sobre Políticas Públicas no âmbito da educação com as Reitoras das Universidades Federais de Educação do Brasil, Secretaria da Mulher e a Bancada Feminina da Câmara dos Deputados estão disponíveis no site da Câmara dos Deputados.

Reitora Sandra Almeida destaca a necessidade da criação de espaços de discussão de políticas para as mulheres, contra discriminação, assédio e violência
Reitora Sandra Almeida destaca a necessidade da criação de espaços de discussão de políticas para as mulheres, contra discriminação, assédio e violência Ethel Maciel

Em defesa da educação pública

Durante o evento de relançamento da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais, na Câmara dos Deputados, foi exibido um vídeo, de cerca de 11 minutos, no qual são apresentadas contribuições das instituições para o desenvolvimento do país. Aos oito minutos e 26 segundos, o vídeo traz informações sobre o programa Participa, desenvolvido pela Pró-reitoria de Extensão da UFMG, e que congrega, de forma multidisciplinar, as ações da Universidade relacionadas aos atingidos por barragens. O vídeo foi desenvolvido pelo Colégio de Comunicadores das Universidades Federais Brasileiras e as imagens do programa Participa foram produzidas pela TV UFMG.  

Com Assessoria de Comunicação da deputada federal Margarida Salomão