Institucional

Fump presta contas de campanha que apoiou estudantes no acesso às atividades remotas

Iniciativa reuniu mais de 750 doadores e somou recursos ao programa de auxílio à inclusão digital desenvolvido pela UFMG

Gabriel Stephano, estudante no campus de Montes Claros, recebe equipamento das mãos de    , funcionária da Fump
Gabriel Stephano, do campus de Montes Claros, recebe equipamento das mãos da funcionária da Fump Shirley RodriguesAcervo da Fump

Mais de 750 doadores participaram, desde junho, da campanha Bolsa de Apadrinhamento Inclusão Digital, promovida pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump). A iniciativa, encerrada no final do ano passado, beneficiou 171 estudantes. Eles receberam apoio financeiro e equipamentos que viabilizaram o acesso às atividades de ensino remoto, necessárias ao combate à pandemia de covid-19.

Os recursos gerados pela campanha se somaram aos do Programa UFMG Meu Lugar: Inclusão Digital, que integra a política de assistência estudantil da UFMG. A campanha Apadrinhamento Digital arrecadou pouco mais de 200 mil reais e 406 itens, entre equipamentos (como computadores e tablets), acessórios e periféricos. Houve outras formas de doação: o estudante de engenharia de controle automação Lucas Neves Lima, por exemplo, ajudou a arrecadar equipamentos e consertou itens usados.

De acordo com a presidente da Fump, professora Sandra Bianchet, foi dada prioridade, no início da campanha, aos estudantes assistidos de nível 1 (de vulnerabilidade socioeconômica mais acentuada) que estavam para concluir seus cursos. Eles receberam equipamentos emprestados, que foram devolvidos em pouco tempo, o que possibilitou o atendimento de número maior de alunos.

Sandra Bianchet:
Sandra Bianchet: participação de estudantes egressosAcervo pessoal

Laços reforçados
Os estudantes assistidos nos níveis I, II e III, de Belo Horizonte e Montes Claros, receberam os kits em suas casas, para evitar a circulação deles pelas cidades e a exposição ao contágio. O montante de doação em dinheiro foi também transformado em bolsas de inclusão digital.

“Além de ampliar o alcance das iniciativas de assistência estudantil da UFMG, campanhas como a de apadrinhamento digital revelam e reforçam os laços na comunidade acadêmica, estimulando, por exemplo, a contribuição efetiva de estudantes egressos na vida presente da Universidade”, diz Sandra Bianchet.

Leia o relatório de encerramento da campanha Apadrinhamento Digital, que contém também dados sobre o Programa Auxílio Inclusão Digital, gerido pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

Programa permanente
O programa Bolsa Apadrinhamento, da Fump, continua ativo. Qualquer pessoa física ou jurídica pode doar valores em dinheiro, sem compromisso relacionado a quantia ou frequência. Os recursos são destinados a estudantes de primeira graduação, classificados socioeconomicamente pela Fump no nível I e com bom desempenho acadêmico. A bolsa mensal tem o valor de R$ 400.

O cadastro dos doadores deve ser feito pelo email doacao@fump.ufmg.br. Os depósitos devem ser feitos no Banco do Brasil (Agência 1615-2, conta 6919). O CNPJ da Fump é 17.220.583.0001-69, e a chave Pix do programa é doacao@fump.ufmg.br.

Itamar Rigueira Jr.