Fundep aprimora gestão de projetos

Mudanças estão sendo apresentadas em série de encontros com coordenadores

Um dos encontros foi realizado no auditório da Faculdade de Medicina; participantes das unidades localizadas fora do campus Pampulha reivindicaram a abertura de um escritório da Fundep na região central de Belo Horizonte Tacyana Arce | Fundep

Cerca de 200 coordenadores de projetos de pesquisa, ensino, extensão, cultura e desenvolvimento institucional apoiados pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) participaram, na semana passada, do Encontro Fundep com coordenadores de projetos. O objetivo da reunião foi apresentar à comunidade acadêmica as mudanças que têm sido feitas na estrutura e nos processos da Fundação visando à melhoria da eficiência operacional dos processos de gestão. Entre os compromissos firmados, estão o retorno dos analistas aos contatos dos coordenadores no prazo de 24 horas e a reabertura do posto da Praça de Serviços.

O encontro reuniu todos os gestores das áreas que integram a chamada gestão de ponta a ponta da Fundep. A reitora Sandra Regina Goulart Almeida, presente em uma das sessões, realizada na última quarta-feira, dia 1º, destacou a importância do movimento de revisão dos seus processos feito pela Fundep.

“É importante essa reconexão da Fundep com a Universidade. Há quase 50 anos a Fundep foi criada por professores da UFMG que precisavam desse tipo de organização para viabilizar a pesquisa e a expansão da Universidade. As duas instituições cresceram, consolidaram-se mutuamente. E agora, diante dos últimos golpes contra a Universidade, com os recursos cada vez mais escassos e um orçamento que retrocedeu aos patamares de 2008, a UFMG precisa ainda mais de uma Fundep excelente em gestão, para maximizar os resultados”, afirmou Sandra Almeida.

Escuta ativa
O presidente da Fundep, Jaime Arturo Ramírez, explicou que a revisão dos processos foi iniciada após escuta ativa a 45 coordenadores de projetos realizada em outubro passado, quando foram detectadas insatisfações como demora ou ausência de retorno dos analistas de projetos aos contatos dos coordenadores, falta de clareza acerca de prazos e procedimentos, além da alta rotatividade dos analistas. A demora nos processos de compras foi a principal crítica.

“Parte do descontentamento dos coordenadores com os prazos de compra está relacionada com a alteração de prazos e normas legais que estão além da capacidade de gestão da Fundep. O maior atraso diz respeito à necessidade de revisão dos processos. Todo o time de Compras foi reestruturado, estão fazendo mutirões aos finais de semana para colocar o passivo em dia, e nosso compromisso é resolver essa questão até o fim de julho”, estimou o presidente.

Nesta semana, a Fundep dará continuidade à série de encontros com os coordenadores de projetos. Na quarta-feira, dia 8, haverá uma reunião on-line com os gestores de projetos das 28 instituições de ciência e tecnologia também apoiadas pela Fundep. No dia seguinte, 9, o diretor da Fundação, professor Walmir Caminhas, estará em Montes Claros para um encontro com os coordenadores de projetos do Instituto de Ciências Agrárias (ICA).

Leia mais sobre o trabalho de revisão de processos em reportagem publicada no Portal da Fundep.

Assessoria de Comunicação da Fundep