Institucional

Fundep lança sua nova casa digital

Renovado, ambiente digital da fundação de apoio da UFMG é mais dinâmico, transparente e focado em seus públicos

Novo portal
Novo portal apresenta as três frentes de atuação da FundepFoto: Divulgação Fundep

Com o compromisso de aprimorar o suporte a projetos de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento institucional da UFMG e das outras instituições apoiadas, a Fundep acaba de lançar a sua nova casa digital. O novo portal foi desenvolvido com base em tecnologias e recursos que melhoram a navegabilidade, com o objetivo de proporcionar facilidade e acessibilidade na oferta de informações sobre a instituição e sobre os campos de interesses dos usuários. 

Entre as novidades do espaço digital renovado, está a apresentação das frentes de atuação da Fundep: gestão de projetos, gestão de programas e gestão de concursos. Por meio de acessos rápidos, a página inicial ainda direciona as experiências dos diferentes públicos da Fundação – dos pesquisadores aos colaboradores – para ambientes exclusivos de atendimento. Outro destaque é a vitrine de projetos, que expõe iniciativas das mais diversas áreas do conhecimento que contam com a gestão da Fundep. 

Com interface moderna, o portal fortalece a identidade da Fundep como fundação de apoio do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, refletindo a atmosfera visual da cultura da Fundação, que valoriza a diversidade, inclusão e equidade de gênero, com colaboradores e colaboradoras nas imagens das páginas. 

“A dimensão digital de uma organização é a extensão de sua estrutura física. Com o novo portal da Fundep, pretendemos abrir nossas portas de uma forma mais eficiente, apresentando todas as possibilidades que correspondem à nossa atuação como Fundação de Apoio da UFMG para conduzir cada público por uma experiência simples e resolutiva”, destaca o presidente da Fundep, professor Jaime Arturo Ramírez. 

Clique aqui e acesse o novo portal da Fundep.  Veja a a campanha de lançamento da iniciativa. 

Criação e desenvolvimento 
O processo de desenvolvimento do portal contemplou ampla pesquisa sobre a Fundação, sua missão, história, serviços, atuação e os públicos com os quais se relaciona por meio da escuta de cerca de 50 colaboradores de variados setores, e também da coleta de entrevistas sobre a Fundep, concedidas pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida, por membros da comunidade acadêmica da UFMG e por coordenadores dos projetos apoiados. 

“Foi preciso compreender a maneira como a Fundep deveria ser apresentada no seu portal digital para demonstrar sua missão e sua atuação de forma clara e efetiva. Essa etapa consolidou a percepção de que a Fundação tem soluções e públicos diversos que demandam navegações específicas”, explica Tacyana Arce, assessora de comunicação da Fundep. 

A proposta foi desenvolver um portal performático, seguro e adaptável para diferentes plataformas, o que estimula e facilita a experiência do usuário. “O novo posicionamento digital busca ser mais assertivo, não somente no design, mas em sua usabilidade. Acreditamos que os públicos com acesso ao portal agora poderão ter uma melhor dimensão e mais clareza do que é a Fundep. A prioridade foi desenvolver um espaço inclusivo, com boa dinâmica, com conteúdo de fácil acesso e entendimento. Na etapa de testes, contamos ainda com o apoio da equipe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG para verificação dos pré-requisitos de acessibilidade”, complementa Tacyana. 

No quesito técnico, o desempenho de acesso e a segurança das informações dos usuários foram priorizados como pontos principais do desenvolvimento do portal. “A acessibilidade, tanto visual como textual, e a escalabilidade – característica desejável em todo o sistema para uma boa manipulação de grande volume de informações – também são atributos focados pelo projeto”, afirma André de Oliveira, coordenador de sistemas da Fundep. 

Estrutura
A arquitetura que compõe o portal permite que o usuário acesse os conteúdos dos três eixos de atuação da Fundep: programas, projetos e concursos. É possível que o leitor conheça a relação da Fundep com a UFMG, as diferentes instituições apoiadas, a atuação da Fundação em cada uma delas. O usuário também pode navegar pela Vitrine de projetos, que são geridos pela Fundação. 

portal de notícias prossegue com o objetivo de compartilhar projetos de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento institucional, conectando a comunidade acadêmica com o público externo. Além disso, o usuário pode ter acesso a cursos e eventos de extensão, formação e capacitação ofertadas pela UFMG e por outras instituições de ciência e tecnologia do país. Todas as novas funcionalidades estão disponíveis na home do portal.

Com Assessoria de Comunicação da Fundep