Lazer e esporte

Gefut, da EEFFTO, quer conhecer experiência de torcedores nos estádios mineiros

Pesquisa pretende reunir relatos de pessoas de todas as idades, gêneros e localidades

Localizado nas proximidades do Campus Pampulha, o Mineirão já foi palco de grandes momentos do futebol nacional e internacional
O Estádio Mineirão, localizado na Pampulha, é o principal palco do futebol mineiroRenato Cobucci | Imprensa MG | CC BY-SA 3.0

O Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (Gefut), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (EEFFTO), está recrutando voluntários para a pesquisa Experiência dos torcedores nos estádios mineiros. O objetivo do estudo é criar um ambiente de divulgação das emoções vivenciadas pelos torcedores durante as partidas de futebol e outras relacionadas aos clubes com os quais se identificam.

“O interesse do grupo em desenvolver o estudo sobre os estádios mineiros surgiu da percepção sobre o quanto a presença da torcida naquele ambiente é significativa para o futebol e para os próprios torcedores no seu processo de formação", afirma o professor Sílvio Ricardo da Silva, coordenador do Gefut e líder da pesquisa. 

Sílvio Ricardo espera alcançar um público diversificado. "A expectativa de participação é de um público variado de pessoas que frequentam e/ou frequentaram estádios mineiros: homens, mulheres, crianças, jovens e idosos. Torcedores não só dos clubes mineiros, mas também de todo o Brasil”, enfatiza o professor.
 
Para participar do estudo, os interessados deverão preencher formulário eletrônico e enviar mensagem de áudio, pelo aplicativo Whatsapp, para o telefone (31) 98885-8064. Os participantes deverão narrar experiências e/ou situações marcantes vivenciadas em qualquer estádio de Minas Gerais. A coleta de dados, que começou neste mês, será realizada até julho de 2022. 

Mais informações sobre o projeto de pesquisa podem ser encontradas nas redes sociais do Gefut (Facebook e Instagram) ou no site Estádios Mineiros.