Arte e Cultura

Gestoras do Espaço do Conhecimento falam sobre ações educativas em museus

Diomira Faria e Sibelle Diniz são as convidadas da nova edição de série do Centro Cultural

Em 2017, Espaço do Conhecimento abrigava exposição sobre o Clube da Esquina: três anos depois, museu vive o desafio de transpor atividades para o universo digital
Em 2017, o Espaço do Conhecimento abrigava exposição sobre o Clube da Esquina: três anos depois, museu vive o desafio de transpor suas atividades para o universo digital Espaço do Conhecimento UFMG / Facebook

Convidadas da nova edição do projeto Aulas abertas do Centro Cultural UFMG, as professoras Diomira Faria e Sibelle Diniz recorrem à experiência do Espaço do Conhecimento para falar sobre o tema Público e ações educativas em museus. Ambas atuam como gestoras no museu.

A diretora Diomira Faria, que é professora do curso de Turismo da UFMG, destaca a importância de se conhecer o público de museus para balizar as ações e definir estratégias de gestão. Ela apresenta resultados de algumas pesquisas sobre o assunto e fala sobre o grande desafio de levar o conteúdo gerado no Espaço do Conhecimento a outros públicos. De acordo com ela, as ações educativas são fundamentais para essa aproximação, pois ampliam acessos e possibilidades.

Em sua exposição, Sibelle Diniz, docente do Cedeplar-Face e coordenadora do Núcleo de Ações Educativas, Acessibilidade e Estudo de Público do Espaço do Conhecimento, explicou que, em tempos de pandemia de covid-19, o museu tem buscado essa proximidade com os públicos por meio da migração de atividades presenciais para os ambientes virtuais.

Assista ao vídeo:

O projeto Aulas abertas oferece espaço de compartilhamento de ideias, conceitos, experiências e discussões contextualizadas pelo atual momento de crise. Uma nova aula é publicada toda semana nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) e no site do Centro Cultural UFMG.