Ensino

Professores e pós-graduandos terão suporte para traçar plano formativo na prática docente

Com inscrições abertas, consultoria será dada por profissionais do Giz em encontros presenciais ou on-line

Estudantes participam de seminário do GIZ no auditório do CAD 1
Encontros serão realizados a distância ou presencialmente, em grupos reduzidosDivulgação / GIZ

O LabDocências (Laboratório de Formação em Docências do Ensino Superior), vinculado à Diretoria de Inovação e Metodologias (Giz) da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), abriu inscrições para que interessados tracem, com suporte dos profissionais do Giz, o seu Plano formativo contextualizado na prática docente.

Há 45 vagas, sendo 30 para professores e 15 para discentes da pós-graduação stricto sensu. Com duração de 1h30, os encontros dos selecionados com a equipe do Giz – que poderão ser on-line (síncrono) ou presenciais – vão ocorrer de 3 a 11 de maio. Nas sessões, os participantes vão escolher as atividades ofertadas pelo Laboratório das quais desejam participar.

Os horários disponíveis para o agendamento dos encontros são das 9h às 10h30, das 10h30 às 12h, das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h. Os encontros presenciais serão na sala de reuniões do Giz, que fica no prédio da Biblioteca Central (entrada lateral, em frente ao CAD1).

As inscrições para elaboração do Plano formativo contextualizado na prática docente podem ser feitas até a próxima quinta-feira, dia 14, por meio deste link. Na inscrição, os interessados deverão sinalizar sua disponibilidade e preferência de dias e modalidade para o encontro.

Percurso formativo em docência
O encontro de elaboração do Plano formativo contextualizado na prática docente é um pré-requisito para a participação, no decorrer do semestre, no Percurso Formativo em Docência do Ensino Superior (PFDES) deste ano. O encontro é também uma oportunidade de escolher atividades isoladas, como oficinas e minicursos.

Com carga horária de 60 horas, os PFDES são ofertados sempre no primeiro semestre de cada ano a professores e estudantes de pós-graduação da UFMG que desenvolvem projetos de ensino nos cursos de graduação da Universidade. Informações mais detalhadas sobre essa e outras iniciativas do LabDocências podem ser encontradas no site do Giz, e dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail percdocente@gmail.com.