Glaucinei Corrêa e Carmen Vergara assumem a Pró-reitoria de Extensão
Transmissão de cargo ocorreu na manhã desta sexta; Claudia Mayorga esteve à frente do órgão durante 10 anos
A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG está sob nova direção. A transmissão de cargo foi realizada na manhã desta sexta-feira, 12, na Sala de Sessões, na Reitoria. O professor Glaucinei Rodrigues Corrêa, da Escola de Arquitetura, é o novo pró-reitor. Carmen Rosa Vergara, docente do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), assumiu como pró-reitora adjunta.
Glaucinei está na Proex desde 2019, à frente da Diretoria de Apoio à Gestão da Extensão (Dage). Carmen atuava na instância desde 2022 como diretora de Avaliação e Fomento da Extensão (Dafe). Glaucinei e Carmen substituem a pró-reitora Claudia Mayorga e a pró-reitora adjunta Janice Henriques Amaral.
A transformação da Extensão
Claudia Mayorga deixou a Pró-reitoria após passar dez anos à frente do órgão. Sua atuação espelhou, na última década, a trajetória de Sandra Regina Goulart Almeida como reitora da UFMG. Quando Sandra foi eleita vice-reitora da gestão 2014-2018 (que teve como reitor Jaime Arturo Ramírez), Claudia assumiu a pró-reitora adjunta da Proex (Benigna Maria de Oliveira era a pró-reitora). Quando Sandra foi eleita reitora para a gestão 2018-2022 (cujo mandato seria renovado para a gestão 2022-2026), Claudia assumiu a Pró-reitoria.
Segundo Sandra, ao ser reempossada no cargo de pró-reitora, Claudia já havia sinalizado, junto a sua adjunta, Janice, que elas gostariam de ficar no cargo só por mais dois anos, para em seguida se dedicarem a outras atividades. “Com meu ‘poder de persuasão’, eu até consegui que elas ficassem mais um pouquinho colaborando conosco”, brincou a reitora, lembrando o semestre “extra” que a dupla ofereceu à pró-reitoria. Claudia retorna agora à sua rotina acadêmica da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG (Fafich), onde é professora do departamento de Psicologia, e Janice, ao Instituto de Ciências Biológicas, onde atua no departamento de Morfologia.
Em seu pronunciamento, Sandra agradeceu o empenho das gestoras e a sua disponibilidade de ficar tanto tempo à frente da Proex. “A gente sabe que, na Universidade, o trabalho de gestão é gratificante, mas é também muito extenuante. Ele acaba requerendo uma disposição de abrir mão do individual em função do coletivo, e isso tem um ônus muito grande. Ao mesmo tempo, a renovação é algo que faz parte do ethos da nossa Universidade, de modo que este é um momento sobretudo de agradecimento — de agradecimento e, claro, de boas-vindas”, disse, ao receber em seu quadro de pró-reitores os professores Glaucinei e Carmen.
Entre as principais realizações da gestão da Proex que ora se encerra estão o fortalecimento da política de divulgação científica (em particular, no período da pandemia), a institucionalização da extensão, a revisão normativa da área e a criação de suas normas gerais. Aprovadas no início deste mês pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), as Normas Gerais da Extensão serão publicadas nos próximos dias, dando um "fecho de ouro" a um trabalho pautado, segundo Claudia Mayorga, na democratização de seus processos.
Outro destaque da gestão foi a consolidação da Semana da Saúde Mental e Inclusão Social e da Jornada de Extensão. “A extensão da Universidade também esteve muito presente em grandes questões do nosso estado, como os desastres ambientais de Mariana e Brumadinho. Toda essa expertise acabou levando também à criação, dentro da Proex, da Universidade dos Direitos Humanos, diretoria que amplia e potencializa muito o nosso diálogo com os setores da sociedade ligados a esse campo”, destaca a gestora.
Os desafios da continuidade
Segundo Glaucinei, sua gestão será de continuidade, com foco na consolidação da cultura extensionista na UFMG, na promoção contínua da democratização da Universidade e no investimento em uma política de interiorização da extensão. “Claudia e Janice contribuíram significativamente para a institucionalização da extensão e para a consolidação de uma cultura extensionista em nossa instituição. Ao assumir este cargo, comprometo-me a dar continuidade ao legado deixado por elas”, disse.
Glaucinei destacou particularmente os aprendizados que obteve como subordinado das gestoras, em sua atuação à frente da Dage. “Com Claudia e Janice aprendi muitas coisas, entre elas, que uma das principais habilidades de um gestor é a habilidade de perceber: perceber o mundo, seus próprios limites, o contexto social e político da Universidade e do mundo, suas barreiras, seus preconceitos, seus paradigmas. E, a partir dessas percepções, superar os próprios limites e tornar-se um profissional melhor”.
Carmen Vergara se disse honrada com o convite. “Eu sempre acreditei no poder transformador da extensão, no impacto positivo que ela tem na sociedade e na formação dos nossos discentes”, disse.
De acordo com o Sistema de Informação da Extensão (Siex) da UFMG, há 2.368 projetos de extensão em andamento na Universidade. Eles podem ser consultados no site do sistema.
Os novos gestores
Glaucinei Rodrigues Corrêa é professor do departamento de Tecnologia do Design da Arquitetura e do Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG desde 2009. Em 2017, passou a integrar também o corpo docente do mestrado profissional educação e docência (Promestre) da Faculdade de Educação, onde ministra disciplina sobre o uso do design para o desenvolvimento de produtos educacionais.
O novo pró-reitor é graduado em design de produto (1995) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), mestre em engenharia de materiais (2004) pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e doutor em arquitetura (2014) pela Escola de Arquitetura da UFMG. Como pesquisador, investiga os materiais e os processos de fabricação na arquitetura, o design social e a relação do design com a educação.
Na área administrativa, Glaucinei foi coordenador do curso de graduação em design (2015-2017) e representante docente na congregação da Escola de Arquitetura (2012-2015 e 2018-2021). De 2018 a 2019, foi membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do colegiado do curso de design. Na Proex, estava à frente da Diretoria de Apoio à Gestão da Extensão (Dage) desde 2019.
Carmen Rosa Giraldo Vergara é professora do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) desde 2009. Tem graduação em matemática (1994) pela Universidade Industrial de Santander, na Colômbia, seu país de nascimento, e mestrado (1997) e doutorado (2002) em matemática pela UFRJ.
Na Proex, estava à frente da Diretoria de Avaliação e Fomento da Extensão (Dafe) desde 2022. Carmen coordenou o Centro de Extensão (Cenex) do ICEx de 2014 a 2022. Carmen já ocupou praticamente todos os elos da cadeia extensionista. Ela é uma das idealizadoras do Museu da matemática da UFMG, instalado no ICEx.