Saúde

Grupo da Enfermagem coordena elaboração de instrutivo sobre manejo da obesidade no SUS

Documento vai auxiliar profissionais de saúde a lidar com uma doença complexa e multifatorial

Mais da metade da população adulta está acima do peso, e dois em cada dez adultos têm obesidade, segundo o Ministério da Saúde. Doenças crônicas não transmissíveis – incluindo as cardiovasculares, diabetes mellitus e certos tipos de câncer – e o sofrimento psicológico, decorrente do estigma e da discriminação, são alguns dos problemas relacionados ao excesso de peso.

Com o objetivo de apoiar gestores e trabalhadores do SUS e promover a saúde e o cuidado da pessoa com obesidade no Brasil, foi lançado, na semana passada, o Instrutivo de abordagem coletiva para manejo da obesidade no SUS. O documento, apresentado em live transmitida pelo canal do DataSUS no YouTube, é uma iniciativa da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/Depros/Saps) e do Grupo de Pesquisa de Intervenções em Nutrição da UFMG.

De acordo com o documento, por ser uma doença de natureza multifatorial, o manejo da obesidade é bastante complexo, desafiando os profissionais que atuam em diferentes setores da rede de atenção à saúde. “A superação desse desafio passa pela qualificação dos profissionais de saúde para o manejo adequado da obesidade e pela reorganização dos serviços de saúde de forma a ofertar ações contínuas, colaborativas, efetivas e que contemplem a complexidade do agravo", destacam os organizadores do Instrutivo.

A professora Aline Cristine Souza Lopes, do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, que coordenou a elaboração do material, ressalta a sua importância. “Quando perguntados sobre as principais barreiras para o manejo da obesidade no cotidiano de trabalho, os profissionais citavam exatamente a falta de um material instrucional, assim como a complexidade da doença. Este instrutivo surge, portanto, como uma oportunidade de apoiá-los a construir ações mais exitosas, que possam contribuir para deter o crescimento da obesidade no país e para a promoção da saúde da população brasileira”.

Na UFMG, o lançamento do instrutivo ocorrerá no dia 22 de outubro, às 15h, com transmissão do canal da Escola de Enfermagem no YouTube. O evento reunirá as professoras Aline Lopes, da UFMG, Patrícia Jaime, da Universidade de São Paulo (USP), e a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini

Abordagem téorico-prática
O material, que conta com o apoio da Organização Pan-americana da Saúde (Opas/Brasil) e do Ministério da Saúde, propõe uma abordagem teórico-prática para a condução de grupos com usuários com obesidade no SUS, incluindo roteiros com descrição detalhada das atividades presenciais e não presenciais apresentadas no Caderno de atividades educativas. Também integra essa série o Material teórico para suporte ao manejo da obesidade no Sistema Único de Saúde, que visa apresentar aos profissionais de saúde referenciais teóricos e ferramentas que podem ser utilizados no manejo da obesidade no SUS.

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG