Extensão

Grupo de Percussão fará série de concertos didáticos em escolas de educação infantil

Visitas a cinco Emeis incluem oficinas e distribuição de instrumento desenvolvido pelo professor Fernando Chaib, da Escola de Música

Xilofone desenvolvido por Fernando Chaib, professor da Escola de Música, será usado nas aulas de musicalização nas escolas visitadas
Xilofone desenvolvido por Fernando Chaib, professor da Escola de Música, será usado nas aulas de musicalizaçãoFoto: Eduardo Maia | UFMG

Instrumento musical da cultura popular brasileiro, o caxixi chegou ao país pelas mãos de escravizados provenientes das regiões do Congo e de Angola. Atualmente, é utilizado em rodas de capoeira junto ao berimbau. Esse instrumento, semelhante a uma bolsa de palha trançada, dá nome ao projeto de extensão do Grupo de Percussão da UFMG, que chega à sua segunda edição neste mês.

A série de concertos didáticos Caxixinho e seus amigos no mundo da percussão passará por cinco escolas municipais de educação infantil de 8 a 16 de agosto, incluindo a Emei Alaíde Lisboa, no campus Pampulha. As apresentações contarão uma história por meio da música executada por instrumentos que são também personagens. No repertório, estão incluídas conhecidas canções infantis com arranjos próprios dos integrantes do projeto.

Xilofone colorido
Como forma de atender ao público de professores pouco habituados a lidar com instrumentos que geram a parte harmônica de uma música, o Grupo de Percussão da UFMG criou o xilorido, um xilofone colorido com acordes arranjados no primeiro, quarto e quinto grau, e na sétima dominante. O instrumento foi desenvolvido pelo coordenador do projeto, o professor Fernando Chaib, da Escola de Música.

Durante as visitas às escolas públicas, também serão realizadas oficinas de demonstração do xilorido para os professores, que receberão o instrumento e exemplares de livro com canções infantis da cultura brasileira. O projeto é apoiado pela Prefeitura de Belo Horizonte e pela Escola de Música da UFMG. 

O intuito da iniciativa é promover o enriquecimento das atividades de musicalização nas escolas, possibilitando que professores sem conhecimento prévio do instrumento interpretem canções infantis com o suporte do livro desenvolvido pelo grupo.

Mais informações sobre o projeto e outras atualizações estão no perfil do Grupo de Percussão da UFMG no Instagram.

Programação
A série de concertos começa na terça-feira, dia 8, às 14h, na Emei Marta Nair Ribeiro, no Morro do Papagaio, região Centro-sul de Belo Horizonte. No dia 9, a Emei Minaslândia, no bairro do mesmo nome, será palco de apresentações às 10h e às 14h. No dia 10, também estão programadas duas apresentações (às 10h e às 14h), na Emei Solimões, no bairro Jardim Felicidade. A Emei Miramar, na região do Barreiro, será palco de concerto no dia 12, às 10h. A série será encerrada com duas apresentações (às 9h30 e às 14h30) na Emei Alaíde Lisboa, no campus Pampulha.

Beatriz Tito Borges