Pesquisa e Inovação

Grupo franco-brasileiro investiga geração e formas de compartilhar riquezas

Resultados de pesquisas serão compartilhados nesta semana, no IGC

a
O histórico da atividade de mineração será tema de um dos eixosJosue Marinho / Wikimedia Commons / Creative Commons Attribution 3.0 Unported

De hoje, 7, até quarta-feira, 9 de maio, a UFMG recebe o Seminário franco-brasileiro riquezas compartilhadas: o que realizamos. O evento promoverá discussões multidisciplinares sobre as riquezas e suas formas de compartilhamento e a socialização dos resultados e experiências do grupo de pesquisa Riquezas Compartilhadas.

Trata-se de projeto de pesquisa com cooperação internacional, financiado pela Fapemig e pelo Conselho da Região Hauts de France. Seu objetivo é desenvolver diagnósticos territoriais, identificando e valorizando várias formas de riqueza em Hauts e Minas Gerais. A iniciativa busca analisar meios e as formas de compartilhamento dessas riquezas entre as populações desses territórios.

“É um convênio bastante consolidado e importante do qual a UFMG participa há vários anos, produzindo, além desse seminário, inúmeras pesquisas, materiais didáticos, parcerias e trocas de conhecimentos”, informa a professora Doralice Barros Pereira, do departamento de Geografia do Instituto de Geociências (IGC). Ela destaca a emissão de duplo diploma para o mestrado como uma das conquistas do projeto internacional.

O seminário foi estruturado em seis eixos: Riqueza humana e social; Lugares de enriquecimento cultural; Equipamentos e economia do conhecimento; Riqueza social, econômica e inovações; Áreas Industriais e de mineração; e Riqueza natural, diversidade natural e diversidade social. Cada um deles será coordenado por uma dupla de pesquisadores franco-brasileiros. Além da UFMG, o projeto é uma realização da Université Lille, da Université de Valenciennes-Hainaut-Cambrésis, do Studio National des Arts Contemporains (Le Fresnoy), da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e da Universidade Federal de Uberlândia.

O Seminário Franco-Brasileiro Riquezas Compartilhadas será realizado no auditório do IGC, no campus Pampulha. É aberto a pesquisadores, profissionais e estudantes das ciências humanas e sociais aplicadas e comunidade interessada. Para mais informações, acesse o site do evento.