Arte e Cultura

Grupo Movência promove contação de histórias com personagens das culturas africana e indígena

Grupo Movência propaga costumes orais dos povos africanos e indígenas
Grupo Movência propaga costumes orais dos povos africanos e indígenas Divulgação/Grupo Movência

Em razão de inúmeros fatores históricos, grande parte da cultura brasileira tem sua origem baseada nas tradições de nações africanas e indígenas. O grupo de pesquisa Movência, da Faculdade de Educação da UFMG, surgiu para promover os costumes orais desses povos e preservá-los. 

Até domingo, o Movência realiza sessões de contação de histórias voltadas para o público infantil, na sede da Funarte. Histórias de Bichos e Encantados apresenta às crianças tramas como histórias de coelho, do personagem Quibungo, de caboclos, encantados e os orikis. As contações são uma oportunidade para que os pequenos se divirtam com música, poesia, atividades lúdicas e uma variedade de linguagens.

A contadora de histórias do grupo Movência,  Lorena Anastácio, participou do programa Universo Literário nesta sexta-feira, 12.

Ouça a conversa com Daniel Silveira

As atividades serão realizadas nesta sexta, 12, e sábado, 13, a partir das 14h30 e no domingo, a partir das 14h na sede da Funarte (Rua Januária, 68, Centro). Para mais informações, acesse a página do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da UFMG (Ceale) no Facebook.