Institucional

Guia continental sobre acessibilidade de museus inclui espaços da UFMG

Publicação reúne informações sobre 110 instituições científico-culturais da América Latina e Caribe


LEgemda
Disponível em português e espanhol, o guia é acessível a leitores de tela e também oferece audiodescriçãoReprodução

Elaborado pelo Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis (MCCAC), em parceria com outras instituições, foi lançado neste mês, de maneira pioneira, um guia que reúne informações sobre a acessibilidade de 110 museus e centros de popularização da ciência e da tecnologia situados na América Latina e no Caribe. O Espaço do Conhecimento, o Museu Itinerante Ponto UFMG e o Museu de Ciências Morfológicas são as instituições da UFMG que figuram no catálogo. Também consta no guia outro espaço localizado em Belo Horizonte: o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas.

O guia foi elaborado com base nas respostas a questionário enviado, no segundo semestre de 2016, a diretores e coordenadores de cerca de 500 centros de ciência e tecnologia. “A divulgação dos mecanismos e estratégias de acessibilidade dos museus era insuficiente, pois até então não existia um mapeamento que mostrasse essas iniciativas à academia e aos cidadãos. Isso certamente reduzia o estímulo à visitação”, comentou a coordenadora do MCCAC, Jéssica Norberto, em entrevista à Rádio UFMG Educativa.

A publicação reúne informações sobre museus e centros de ciências interativos, museus de história natural e antropologia, planetários, observatórios astronômicos, zoológicos e aquários da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, México, Nicarágua, Panamá, Porto Rico e Uruguai.

Rampas, intérpretes, sinais sonoros

O guia revela que o Espaço do Conhecimento UFMG possui estruturas acessíveis como rampas, piso tátil de alerta nas escadas e exposições temporárias em braile. No local, pessoas com deficiência visual podem tocar nas exposições acompanhadas por mediadores.

O Museu Itinerante Ponto UFMG, abrigado por um caminhão, conta com plataforma elevatória de acesso, materiais visuais com audiodescrição, equipamentos e experimentos interativos que podem ser manipulados e tocados pelos usuários.

Estacionamento com vagas reservadas, materiais audiovisuais com legendas em português, além de computadores com teclado e software sintetizadores de voz estão entre os mecanismos de acessibilidade presentes no Museu de Ciências Morfológicas.

Os parceiros do Grupo MCCAC para a produção do guia são a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e a Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia da América Latina e do Caribe (RedPOP).

A publicação possui versões em português e espanhol, acessíveis a leitores de tela e com audiodescrição das imagens. O download pode ser feito gratuitamente no site da RedPOP e no site do Grupo MCCAC.

Ouça a entrevista da Rádio UFMG Educativa com Jéssica Norberto
Espaço do Conhecimento UFMG
As estruturas do Espaço do Conhecimento UFMG estão disponíveis no catálogoColetivo Imaginário