Saúde

Guia prático auxilia profissionais de saúde a lidar com a Covid-19

E-book organizado por professores da UFMG é inspirado em curso sobre manejo clínico de pacientes com a infecção

Material pode ser utilizado por profissionais diariamente
Material pode ser utilizado por profissionais diariamente Reprodução

Foi lançado na última segunda-feira, dia 4, o e-book Manejo clínico e organização dos serviços de saúde para o atendimento dos pacientes infectados com Covid-19 – guia prático, de autoria de Andreza Werli-Alvarenga, professora da Escola de Enfermagem, Carolina Coimbra Marinho e Fernando Antônio Botoni, docentes da Faculdade de Medicina. O material, publicado pela Editora Atheneu, foi inspirado no curso Manejo clínico dos pacientes infectados com Covid-19, coordenado pelos autores.

O e-book é um guia prático destinado aos profissionais de saúde que prestam assistência e organizam serviços para receber pacientes infectados pelo novo coronavírus. “Reunimos uma equipe multiprofissional renomada, com experiência clínica, de gestão e acadêmica, com o objetivo de construir um material de excelência e com as melhores evidências científicas com vistas ao enfrentamento da pandemia pela Covid-19, para a organização das instituições de saúde e para o manejo clínico multiprofissional do paciente, incluindo o gravemente enfermo”, relata Andreza Werli.

Da biossegurança à saúde mental
Enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, professores da UFMG, USP e UFRJ, entre outros especialistas, contribuíram com a edição. A ideia é que o profissional da saúde possa consultar o guia em qualquer momento da jornada de trabalho. O e-book aborda a biossegurança, o modo correto de usar os EPIs (equipamentos de proteção individual) e de se montar uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva), assim como a melhor maneira de orientar a família de um paciente, entre outros aspectos. "Algo que vale a pena destacar no livro são as recomendações para o cuidado com a saúde mental do trabalhador, dimensão que a OMS e a ONU consideram fundamental, uma vez que os profissionais de saúde estão se sentindo esgotados”, revela Andreza.

O livro deverá ser utilizado como material didático de curso organizado pelos autores. Está previsto para junho o lançamento da edição física, com discussões mais aprofundadas e capítulos mais extensos.

O e-book pode ser adquirido no site da editora por R$ 35. “Uma das nossas preocupações foi justamente oferecer uma obra de baixo custo. Os profissionais precisavam de um material que fosse acessível”, finaliza a professora Andreza Werli-Alvarenga.

Samuel Resende