Há 60 anos "O Pagador de Promessas" ganhava a Palma de Ouro em Cannes
Longa de Anselmo Duarte, baseado na peça de teatro de Dias Gomes, se tornou um marco do cinema brasileiro
Na terceira geração do modernismo brasileiro, fomos agraciados com obras que marcariam para sempre a cultura e a literatura brasileira. O regionalismo e a crítica objetiva e direcionada deram as caras para um movimento que queria, acima de tudo, transformar suas críticas em ação política efetiva. É nesse contexto que Alfredo de Freitas Dias Gomes escreveu a peça de teatro “O Pagador de Promessas”.
A história, dividida em três atos, acompanha Zé-do-burro, um homem por volta dos 30 anos, e sua parceira, Rosa. Zé vê seu amado burro ser machucado, e decide fazer uma promessa a Santa Bárbara, em um pedido para salvar o animal. Sua promessa consistia em atravessar sete léguas, carregando uma cruz, até cumpri-la em uma igreja. A história é uma reflexão sobre fé, amor, e tradições, e é carregada de comentários sociais. Uma história tão interessante não poderia passar despercebida pelos olhos de talentos da época, e logo se viu nas mãos de Anselmo Duarte, cineasta que se dedicou a adaptar essa obra para o cinema.
A recepção da adaptação foi muito exitosa, e logo Duarte adquiriu sucesso nacional e internacional. O sucesso foi tanto, que levou o longa a competir na seleção para a Palma de Ouro, maior prêmio do Festival de Cannes. Acontece que essa popularidade era também substanciada por uma obra de muita qualidade, e, pela primeira, e até agora única, vez, no dia 23 de maio de 1962, um filme brasileiro ganhou a Palma de Ouro. Depois de 60 anos dessa obra tão importante para a cultura brasileira, o que podemos descobrir sobre o filme e sobre o homem por trás das câmeras?
O programa Noite Ilustrada conversou com Anselmo Duarte Júnior, diretor, roteirista e cineasta, filho do diretor de O Pagador de Promessas.
Ouça a conversa com o apresentador Luiz Fernando Freitas
A história de Alselmo Duarte foi contada em uma biografia, dirigida por seu filho, Anselmo Junior. “De Salto para o Cinema” está disponível no YouTube.