Memória intelectual da UFMG é resgatada em exposição na Biblioteca Central

Mostra reúne livros, teses, memoriais, plantas, relatórios, medalhas e fotografias, entre outros materiais produzidos pela comunidade no exercício de suas atividades acadêmicas

Público do Domingo no Campus participa da inauguração da exposição na Biblioteca Central da UFMG
Público do 'Domingo no campus' visitou a exposição na Biblioteca Central Gleice Prado | UFMG

Em comemoração aos 95 anos da UFMG, a Biblioteca Universitária (BU), por meio da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras, selecionou papéis e outros objetos que relembram a história da instituição para integrar a exposição 95 anos da UFMG Memória intelectual, que foi inaugurada ontem, 4 de setembro, durante o Domingo no campus.

A exposição, instalada no segundo andar do prédio da Biblioteca Central, no campus Pampulha, reúne livros, teses, dissertações, memoriais, plantas, relatórios, catálogos, medalhas, fotografias, entre outros materiais produzidos pela comunidade universitária no exercício de atividades de ensino, pesquisa e extensão ao longo de toda a história da Universidade. Os itens integram a Coleção Memória Intelectual da UFMG, iniciada em 1986.

Segundo Kátia Lúcia Pacheco, diretora da BU, os documentos históricos são capazes de contar a história da UFMG e a sua importância ao longo dos anos. “Os itens da exposição mostram nossa trajetória e influência nas áreas científica, social e cultural no estado de Minas Gerais e no Brasil. Estão expostos itens muito interessantes, como a medalha comemorativa dos 50 anos do Conselho Universitário, um chaveiro comemorativo de 1927 e um vídeo que explica como surgiu e como funciona o nosso sistema de bibliotecas. Contar nossa história por meio de documentos é muito importante”, diz.

A exposição tem curadoria de Fabrício Fernandino, professor do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, e será itinerante. Ela permanecerá na Biblioteca Central até 4 de outubro. Em seguida, será levada para o saguão da Reitoria, também no campus Pampulha. Posteriormente, seguirá para o Centro Cultural UFMG, nas imediações da Praça da Estação.

“Em outubro, a exposição da Biblioteca Central será substituída por outra, que vai celebrar o bicentenário da Independência do Brasil. Todos os itens dessa exposição e da próxima integram a Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da BU", reforça Kátia Pacheco.

Equipe da BU, Kátia Lúcia Pacheco, diretora da BU, professor Carlos Mendonça, e a reitora Sandra Regina Goulart Almeida
Kátia Pacheco, diretora da BU (terceira da esquerda para a direita), professor Carlos Mendonça e a reitora Sandra Goulart Almeida durante a abertura da exposiçãoGleice Prado | UFMG