Pessoas

Publicação da Fapemig homenageia mulheres cientistas

Professora Glaura Goulart, vice-coordenadora do CTNano-UFMG, é uma das 10 entrevistadas

Capa do e-book 'Mulher faz ciência'
Capa do e-book 'Mulher faz ciência' Divulgação | Minas Faz Ciência

Para marcar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado nesta terça-feira, 11 de fevereiro, o projeto Minas Faz Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), lançou o segundo volume do e-book Mulher faz Ciência. O objetivo é inspirar jovens e despertar o seu interesse para conhecer e seguir a carreira científica.

A química Glaura Goulart Silva, vice-coordenadora do Centro de Tecnologia em Nanomateriais de Carbono (CTNano) da UFMG, é uma das duas homenageadas por meio da indicação do público que interage com o projeto Minas Faz Ciência pelas redes sociais. “A competição entre os homens é dura e acirrada. Mas entre homens e mulheres, ela tem vieses subjetivos", compara.

“Fico muito feliz. Depois de 26 anos de carreira da UFMG, é um momento especial perceber que a gente está transferindo para a sociedade esses trabalhos científicos e tecnológicos. Isso é consequência de um investimento permanente da Universidade”, conta Glaura, sobre o fato de ter sido uma das selecionadas.

Glaura Goulart: posição de destaque aumenta competição
Glaura Goulart: posição de destaque aumenta competição Alessandra Ribeiro | Minas Faz Ciência

A historiadora e antropóloga Jane Beltrão, professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi a outra selecionada pelo público. O e-book, disponível para download gratuito, apresenta perfis de dez cientistas brasileiras, entre estudantes promissoras e pesquisadoras veteranas que se destacaram em 2019.

Podcast
A novidade é o lançamento conjunto do podcast Mulher Faz Ciência. A série, com 13 episódios, reúne as entrevistas feitas pela jornalista Alessandra Ribeiro, autora do e-book, com as cientistas retratadas. O material foi produzido em seis meses. O áudio traz informações adicionais e ficará disponível nos principais agregadores de podcast.

O prefácio do livro foi escrito pela física mineira Gabriela Barreto Lemos, uma das ganhadoras, em 2019, da Medalha Mietta Santiago, concedida pela Câmara dos Deputados.

Conheça as personagens do e-book e do podcast:

Alessandra Abe Pacini
Física, mestre e doutora pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). Já operou o telescópio do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, um dos maiores do mundo, e esteve duas vezes na Antártica. É autora da série de livros Girls in space, destinada ao público infantil.

Anna Luísa Beserra
Formada em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi a primeira brasileira a vencer o Prêmio Jovens Campeões da Terra, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). É inventora do Aqualuz, equipamento produzido com garrafas PET que trata a água da chuva captada em cisternas por meio da exposição à luz solar.

Ana Paula Castro de Paula Nunes
Formada em Engenharia Aeronáutica na Universidade de Brasília, é estagiária do Escritório das Nações Unidas para Assuntos Espaciais (Unoosa), na Áustria. Aos 27 anos, participou de uma missão da Agência Espacial Europeia, que simula o ambiente lunar no Havaí.

Camille Etienne Rodrigues Teixeira
Aluna do curso técnico em Química do Instituto Federal Fluminense (IFF). Aos 16 anos, foi responsável pela elaboração do Teorema de Etienne, publicado em uma revista especializada da área da Matemática.

Celina Turchi
Médica, eleita pela revista Nature uma das cientistas mais importantes, em 2016, e pela revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo, em 2017. Teve atuação decisiva, em 2015, na descoberta da associação entre a infecção pelo vírus da zika na gestação e a epidemia de nascimentos de crianças com microcefalia no Brasil.

Glaura Goulart Silva
Professora do departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais (Icex/UFMG). É vice-coordenadora do Centro de Tecnologia em Nanomateriais de Carbono (CTNano/UFMG), inaugurado em 2019, dentro do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC).

Jane Beltrão
Historiadora e antropóloga. Pesquisadora das questões de gênero, trabalha com formação acadêmica de povos indígenas e quilombolas, orientando pesquisas de mestrado e doutorado. Ajudou a criar as políticas afirmativas na Universidade Federal do Pará (UFPA), onde é professora titular.

Juliana Estradioto
Primeira colocada na categoria ciências materiais da Intel Isef 2018, maior feira internacional de ciência e engenharia para estudantes do ensino médio. Ganhadora do Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 2018, e da 24ª edição do Prêmio Cláudia, organizado pela Editora Abril, na categoria Inovação e Ciências.

Luisa Massarani
Coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, rede de grupos de pesquisa nacionais e internacionais sediada na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Foi repórter e editora das revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças.

Maria Zaira Turchi
Professora emérita da Universidade Federal de Goiás (UFG) e diretora do Departamento de Infraestrutura de Pesquisa e Políticas de Formação e Educação em Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. De 2017 a 2019, presidiu o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap).

Mulher faz ciência – volume 2
Produção e redação: Alessandra Ribeiro