Arte e Cultura

Horror cósmico de Howard Phillips Lovecraft é tema de entrevista na sexta 13

nascido em 1890 nos Estados Unidos, foi um dos principais nomes do gênero de terror

Capa do livro H.P. Lovecraft - Medo Clássico Vol. 1
Capa do livro H.P. Lovecraft - Medo Clássico Vol. 1 Foto: Editora Darkside

Howard Phillips Lovecraft, escritor nascido em 1890 nos Estados Unidos, foi um dos principais nomes do gênero de terror, com obras servindo de influência na literatura e na cultura pop até os dias de hoje. No começo do século XX, publicações desse gênero eram, em sua maioria, ligadas ao sobrenatural, já que narravam histórias de espíritos, demônios e vampiros.

Lovecraft, porém, revolucionou o gênero ao adicionar um fator psicológico ao estilo. A literatura do autor é marcada pelo chamado “Horror Cósmico”, uma mistura de terror e ficção científica, composta por histórias centradas em seres como divindades ancestrais e criaturas vindas de outras dimensões. Todas estas entidades são cercadas de mistério, e são tão incomuns que se tornam indescritíveis e incompreensíveis para a mente humana. Dentre os principais contos estão obras como O Chamado de Cthulhu e O Horror de Dunwich, Dagon
E em nome desta sexta-feira 13, vamos discutir um pouco mais sobre esse escritor que revolucionou o gênero de terror. Ouça a conversa com o professor e tradutor Ramon Mapa, responsável pela traduzir do livro H.P. Lovecraft - Medo Clássico Vol. 1, uma coletânea com os principais contos do autor.

Ouça a conversa com Rodolfo Morais

Produção: Jaiane Souza, Alexandre Miranda e Rodolfo Morais, sob orientação de Luíza Glória