Saúde

Hospital das Clínicas vai oferecer tele-espirometria para mais de 100 municípios

Centro de Telessaúde espera emitir 50 mil laudos até dezembro de 2022

Ação facilitará o diagnóstico de doenças respiratórias não-infecciosas
Ação facilitará o diagnóstico de doenças respiratórias não infecciosas Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG

Em iniciativa inédita em âmbito nacional, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, por meio da Unidade Centro de Telessaúde, e em parceria com o Ministério da Saúde, vai oferecer tele-espirometria para mais de 100 municípios brasileiros. Trata-se de cidades de médio e grande porte onde não há oferta do exame, como Santaluz, na Bahia, localizada a 258 quilômetros de Salvador. 

A espirometria é um importante teste de função pulmonar para diagnóstico e acompanhamento de várias enfermidades respiratórias, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e a asma, e de sequelas da covid-19.

A enfermeira Elisângela Pires dos Santos, que mora em Santaluz, participou da terceira turma do treinamento para técnicos de espirometria no HC-UFMG/Ebserh. “Não tínhamos o exame no âmbito do SUS. O paciente precisava se deslocar para o local mais próximo, que é Salvador, ou realizar a espirometria em clínicas particulares. Sabemos, porém, que mais de 80% dos problemas de saúde podem ser tratados na atenção primária, e isso será possibilitado pelo projeto”, diz.

Ampliar a oferta do exame, antes restrito aos centros de especialidades das grandes cidades, é um dos objetivos do projeto, que deverá reduzir o tempo de espera dos pacientes. A parceria também vai favorecer o diagnóstico e a intervenção precoces em caso de doenças respiratórias. “Com esse projeto, várias cidades vão oferecer o exame aos seus pacientes, além de reduzir a quantidade de pacientes sem diagnóstico de doenças respiratórias não infecciosas, como a asma e a DPOC, possibilitando a avaliação de pacientes que permanecem sintomáticos respiratórios após a covid-19”, afirmou a  professora Eliane Mancuzo, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, que é pneumologista e uma das coordenadoras do projeto.

A tele-espirometria já começou a receber exames dos municípios participantes e tem como meta oferecer 50 mil laudos até dezembro de 2022. A equipe conta com cinco pneumologistas do HC-UFMG, que recebem e analisam o exame a distância. Outra possibilidade é a oferta de teleconsultoria em pneumologia para os médicos da Atenção Primária à Saúde com dúvidas relacionadas ao laudo ou ao manejo clínico. 

Curso preparatório para profissionais de saúde
Durante o treinamento em espirometria, que é dividido em dois módulos, um teórico – em formato EaD – e outro prático, profissionais das cidades que aderiram ao projeto estudam sobre fisiologia respiratória, aprendem a calibrar e a manusear o equipamento e a utilizar o software desenvolvido com tecnologia inovadora para realização e emissão de laudos a distância. Esses profissionais atuarão como referências das Unidades Básicas de Saúde em seus municípios, habilitados para a execução do exame e o treinamento de outros técnicos. 

Depois de pronto, o técnico envia o exame, por meio do software do projeto, para a equipe de pneumologistas do HC-UFMG, que analisa e emite o laudo, devolvendo-o à UBS.

Referência em telessaúde

O Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas já realiza telediagnóstico nas áreas de cardiologia e oftalmologia. Também são ofertadas consultorias a distância para discussão de casos clínicos entre profissionais de saúde, teleconsultas diretas em casos de covid-19 e tele-educação – cursos, treinamentos e capacitações on-line. Além disso, desenvolve aplicativos e sistemas de suporte para pacientes e profissionais de saúde.

Mais de 5,5 milhões de eletrocardiogramas já foram feitos pelo HC-UFMG, que tem o status de núcleo especialista do Ministério da Saúde para Tele-eletrocardiografia. Cerca de 100 colaboradores – profissionais de saúde, de informática e gestores, entre outros – atuam em acordo com as políticas públicas nacionais e estaduais com o objetivo de facilitar o acesso dos pacientes aos serviços de saúde.

Com Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG