Notícias Externas

HQ conta a história das últimas décadas de ocupação de Palmares

Por mais de cem anos, Angola Janga foi como um reino africano na América do Sul

Publicação venceu Prêmio Grampo 2018 de Grandes HQs
Publicação venceu Prêmio Grampo 2018 de Grandes HQs Reprodução

Angola Janga, pequena Angola ou, como dizem os livros de história, Palmares. Por mais de cem anos, foi como um reino africano dentro da América do Sul. A cidade de Macaco, capital de Angola Janga, tinha população equivalente à das maiores cidades brasileiras da época.

Angola Janga cresceu, organizou-se e resistiu aos ataques dos militares holandeses e das forças coloniais portuguesas. Tornou-se o grande alvo do ódio dos colonizadores e símbolo de liberdade para os escravizados. Seu maior líder, Zumbi, virou lenda e inspirou a criação do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

Essa é a sinopse da HQ Angola Janga – Uma História de Palmares, do quadrinista Marcelo D’Salete, que conta a história das últimas décadas da ocupação do Quilombo de Palmares, localizado na Serra da Barriga, na então Capitania de Pernambuco – região quem hoje pertence à cidade de União dos Palmares, Alagoas. A história em quadrinhos foi a vencedora do Prêmio Grampo 2018 de Grandes HQs.

O quadrinista Marcelo D’Salete, autor da HQ e mestre em História da Arte pela USP, conecedeu entrevista nesta sexta-feira, 23, ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.

A HQ pode ser encontrada no site da Editora Veneta, responsável pela publicação, e em outras livrarias virtuais.

ouca-a-conversa-com-alessandra-ribeiro-23-02-2018.mp3