ICA discute uso da Inteligência Artificial nas ciências agrárias

Programação da Semana do Conhecimento em Montes Claros começou nesta terça-feira

Estufa de hidroponia no campus Montes Claros:
Estufa de hidroponia no campus Montes Claros: IA também pode impactar as atividades no campoLucas Braga / UFMG

O uso da Inteligência Artificial na área de ciências agrárias é o foco das apresentações da programação do Instituto de Ciências Agrárias na 29ª Semana do Conhecimento, que começou nesta terça-feira, dia 20, e prossegue até quinta-feira, 22. Neste ano, o tema Inteligência Artificial e as travessias nas fronteiras do conhecimento orienta o evento, que será realizado no formato virtual em razão da pandemia de covid-19.

O professor Charles Aguilar, que preside a comissão de organização da Semana do Conhecimento em Montes Claros, ressalta a importância do tema e sua atualidade. “O tema pode ter foco em inovação, em segurança cibernética e em novas fronteiras, como a proposta para cidades inteligentes, inteligência artificial aplicada à saúde e, naturalmente, no agronegócio”, ressaltou.

A programação local da Semana do Conhecimento conta com palestras sobre a indústria de alimentação para animais de estimação e as oportunidades profissionais, a química dos saneantes para prevenção da covid-19, a visão computacional na área das ciências agrárias, a utilização da Inteligência Artificial na engenharia florestal e as matrizes de alimentos não lácteos para microrganismos probióticos.

Aguilar exemplifica o emprego da Inteligência Artificial em química computacional. “Por meio da articulação de um banco de dados (como posições de um grupo de átomos no espaço que representam uma determinada molécula) a um algoritmo computacional, é possível simular um mecanismo de reação, buscar estados de transição e prever o produto de uma reação química, entre outros”, explicou.

Ao todo, também foram apresentados 127 trabalhos do ICA, sendo seis de ensino, 78 de pesquisa e 43 de extensão.

Relevância acadêmica
Três projetos de extensão do ICA expostos na fase preliminar do evento (dias 5 e 6 de outubro) foram classificados como de Relevância Acadêmica e serão apresentados nesta semana. Os 16 trabalhos mais bem avaliados receberão o prêmio Destaque da extensão 2020, que será entregue na sexta-feira, 23 de outubro, no encerramento da Semana do Conhecimento.

Foram selecionados os projetos Noções de cultivo hidropônico, apresentado pela estudante Ana Clara Duarte e orientado pelo professor Ernane Martins, Interações virtuais no ensino de solos, apresentado por Bruna Myrela de Almeida e orientado pela professora Leidivan Frazão, e Ações integradas em plantas medicinais, de autoria da estudante Uliana Cardoso Silva e orientado pela professora Lourdes Silva Figueiredo.

Cedecom Montes Claros