ICB abre laboratórios para estudantes e professores do ensino básico

Estudantes em edição anterior do programa: familiaridade com o método científico Divulgação/ ICB

A edição 2016 do Projeto UFMG & Escolas – Educando para a ciência – em busca de novos talentos, do ICB, que será realizada na segunda quinzena deste mês, recebe até quinta-feira, 14, inscrições de estudantes do ensino médio e professores do ensino fundamental e médio e de monitores de graduação e pós-graduação.

Durante as oficinas, os laboratórios do ICB, no campus Pampulha, ficarão abertos à interação de seus pesquisadores com estudantes e professores do ensino básico. Na maior parte do tempo, os jovens realizarão experimentos para resolver problemas concretos por eles propostos, de forma a familiarizar-se com o método científico. Não haverá aulas nem revisão de conteúdo durante a atividade.

Para a professora Andréa Macedo, coordenadora geral do programa de educação científica, as oficinas representam uma oportunidade para que jovens e educadores possam vivenciar, em ambientes relacionados à descoberta científica, a formulação de hipóteses e sua verificação por experimentos. “É uma política institucional da UFMG colaborar ativamente com a melhoria do ensino médio e fundamental”, destaca Andréa Macedo, que também é diretora do ICB.

Turmas e datas
Serão formadas três turmas. A primeira, de 18 a 22 de julho, reunirá professores do ensino fundamental e médio, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30. De 25 a 29 de julho, nos mesmos horários, será a vez de estudantes do ensino médio e das oitava e nona séries do ensino fundamental. Monitores de graduação e de pós-graduação formarão a terceira turma de 18 a 29 de julho, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h30.

As inscrições, gratuitas, podem ser efetuadas no site do projeto.

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB