Formas de Ingresso

ICB abre seleção para mestrado e doutorado em Bioquímica e Imunologia

Ao todo, são oferecidas 51 vagas; inscrições para o primeiro semestre letivo prosseguem até 6 de fevereiro

Laboratório da pós-graduação em Bioquímica e Imunologia do ICB. Curso está ofertando vagas para o primeiro e segundo semestre letivo de 2022
Laboratório do Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia do ICBArquivo Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG abriu processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado em Bioquímica e Imunologia, com ingresso no primeiro e segundo semestre letivo de 2022.

Os candidatos interessados em participar da seleção para o primeiro período deverão se inscrever conforme previsto no edital regular. As inscrições, que se encerram no dia 6 de fevereiro, devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário eletrônico

Os candidatos que pretendem ingressar no segundo período letivo deverão se inscrever conforme o cronograma a ser posteriormente divulgado no site do programa.

Não haverá distribuição de vagas entre o primeiro e o segundo semestre. Assim, os candidatos aprovados e não classificados no primeiro semestre que queiram participar da seleção do segundo deverão realizar nova inscrição.

Vagas
Para o mestrado, serão oferecidas 12 vagas – três vagas estão reservadas para candidatos autodeclarados negros, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2022. No segundo semestre, serão ofertadas oito vagas (duas delas também destinadas à política de ações afirmativas).

Ainda de acordo com o edital regular, para o doutorado são disponibilizadas 25 vagas, sendo cinco destinadas a estudantes autodeclarados negros.

O edital suplementar, por sua vez, ofertará, para o mestrado, duas vagas para ingresso no primeiro semestre e outras duas para início no segundo semestre –  nos dois casos, uma para indígenas e outra para pessoas com deficiência.

Para o doutorado também serão oferecidas duas vagas (uma para indígenas e uma para pessoas com deficiência), para ingresso no primeiro período de 2022.

Etapas
Os processos seletivos ocorrerão em três etapas. A primeira consiste em prova de múltipla escolha, eliminatória e classificatória, baseada no conteúdo de Bioquímica, Biologia Molecular e Imunologia. A prova, que será realizada na modalidade remota, será aplicada a partir do dia 14 de fevereiro.

O site em que o teste será aplicado e o cronograma para a divulgação do resultado dessa etapa serão anunciados na página do programa até 11 de fevereiro.

A segunda etapa, também eliminatória e classificatória, consistirá na análise do Curriculum vitae. Serão avaliados a produção intelectual, o desenvolvimento de atividades de monitoria acadêmica, de iniciação cientifica e de estágio supervisionado, atividades de docência ou profissionais pertinentes, prêmios, títulos e especializações.

A última etapa é a avaliação do curriculum vitae. Nela, o candidato falará sobre a sua experiência didática e de laboratório e sua contribuição científica. O resultado dessa etapa será divulgado no dia 21 de fevereiro, junto com o resultado final.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail pg-biq@icb.ufmg.br.