Extensão

ICB abriga mostra de ilustração científica e naturalistas

Obras ficarão expostas até 31 de dezembro nos corredores da unidade

Desenhista e animador, Marco Anacleto é  ilustrador permanente do Laboratório de Ilustração Científica do ICB
Desenhos de Marco Anacleto, ilustrador permanente do Laboratório de Ilustração Científica do ICB

O Instituto de Ciências Biológicas da UFMG realiza, até o dia 31 de dezembro, a décima edição da Mostra de obras de ilustração científica e naturalista. Neste ano, estão expostas, nos corredores do ICB, no campus Pampulha, 24 obras inéditas e alguns quadros de edições anteriores. A mostra integra as comemorações dos 50 anos do Instituto.

Os trabalhos trazem desenhos, esboços, ilustrações finalizadas e técnicas de desenho pouco difundidas, que são frutos de experiências didáticas de alunos e professores dos cursos de extensão em ilustração científica e naturalista oferecidos pelo Laboratório de Ilustração Científica do ICB.

O Laboratório é especializado em ilustrações científicas na área de biodiversidade para a pesquisa, ensino e extensão na UFMG. Além de atender a demandas de ilustração para docentes e discentes da Universidade, os profissionais do laboratório também oferecem atividades de extensão (cursos, workshops etc.) relacionados à ilustração científica.

Criado em 2003, o setor passou a existir formalmente dois anos depois e já ministrava cursos para formação de novos ilustradores. Em 2006, foi organizado o I Encontro Brasileiro de Ilustração Científica, realizado no Centro Cultural da UFMG. Atualmente, o Laboratório de Ilustração Científica conta com os servidores Marco Antônio Anacleto e Enaile D. Siffert, que mantém os mesmos objetivos iniciais: produzir ilustrações científicas para atender à demanda da Unidade e formar novos ilustradores.

(Com Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB)