Semana do Conhecimento

Ciência, ensino e cultura se encontram em evento no ICB

Participação feminina na pesquisa é um dos temas em discussão

Integrantes do Coral Cantáridas, que se apresenta na abertura do encontro
Integrantes do Coral Cantáridas, que se apresenta na abertura do encontro Arquivo ICB

Com apresentações de dança de salão e do Coral Cantáridas, discussão sobre o papel das mulheres na ciência e produção de cerveja, o 3º Encontro de Ciência, Ensino e Cultura, do ICB, que integra a 26ª Semana do Conhecimento, começa nesta quarta, 18. O encontro, que vai até sexta-feira, dia 20, será realizado no piso térreo do instituto.

Hoje, às 13h, o Coral Cantáridas, do ICB, abre as atividades do encontro, que segue até as 19h com a primeira edição do Café com ciência. Na ocasião, os professores Carlos Augusto Rosa, do Departamento de Microbiologia, e André Ricardo Massensini, do Departamento de Fisiologia e Biofísica, discutirão a produção de cerveja.

Na quinta-feira, 19, as atividades começam com apresentação musical da professora Maria Celina Paiva, da Escola de Música, às 12h30. No mesmo horário, será realizada a mostra interativa Exposição Museu de Ciências Morfológicas, que reunirá projetos e produtos inovadores de pesquisa e extensão.

Ainda no dia 19, às 16h30, na atividade Artista por um dia, o público poderá produzir pinturas com os materiais disponíveis. Logo após a atividade, às 17h, outra edição do Café com ciência fechará a programação do dia com as discussões Mulheres na ciência – inovando com elas, ministrada pelas professoras Giselle Foureaux, do Departamento de Morfologia, e Grace Schenato, do Departamento de Fisiologia e Biofísica, e Empreendedorismo – possibilidades de interação entre o Departamento de Ciências da Computação e o ICB, apresentada pelo professor Renato Antônio Celso Ferreira, do Departamento de Ciência da Computação.

A programação do último dia do encontro, 20, será aberta com apresentação de dança de salão, às 12h30. Ainda no mesmo horário, começa a mostra interativa com as exposições Interagir: UFMG e ensino médio, coordenada pela professora Tânia Mara Segatelli, do Departamento de Morfologia, O mistério de Marie Rogêt: um jogo investigativo no universo da biologia forense, coordenada pela professora Monica Bucciarelli, do Departamento de Biologia Geral, e a Exposição alunos da graduação e pós-graduação.

Às 16h30, a professora Maria Celina Paiva, da Escola de Música, faz outra apresentação musical, antecedendo o último Café com ciência do Encontro, no qual serão apresentados o projeto do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio) e o Clube de Ciências, com a palestra A inovação do ensino, ministrada pela professora Cleida Aparecida de Oliveira, do Departamento de Morfologia, e pelo professor David Soeiro Barbosa, do Departamento de Parasitologia.

Todas as informações podem ser conferidas no site do ICB ou pelo telefone 3409-2501. As atividades são gratuitas.