Ciência, ensino e cultura se encontram em evento no ICB
Participação feminina na pesquisa é um dos temas em discussão
Com apresentações de dança de salão e do Coral Cantáridas, discussão sobre o papel das mulheres na ciência e produção de cerveja, o 3º Encontro de Ciência, Ensino e Cultura, do ICB, que integra a 26ª Semana do Conhecimento, começa nesta quarta, 18. O encontro, que vai até sexta-feira, dia 20, será realizado no piso térreo do instituto.
Hoje, às 13h, o Coral Cantáridas, do ICB, abre as atividades do encontro, que segue até as 19h com a primeira edição do Café com ciência. Na ocasião, os professores Carlos Augusto Rosa, do Departamento de Microbiologia, e André Ricardo Massensini, do Departamento de Fisiologia e Biofísica, discutirão a produção de cerveja.
Na quinta-feira, 19, as atividades começam com apresentação musical da professora Maria Celina Paiva, da Escola de Música, às 12h30. No mesmo horário, será realizada a mostra interativa Exposição Museu de Ciências Morfológicas, que reunirá projetos e produtos inovadores de pesquisa e extensão.
Ainda no dia 19, às 16h30, na atividade Artista por um dia, o público poderá produzir pinturas com os materiais disponíveis. Logo após a atividade, às 17h, outra edição do Café com ciência fechará a programação do dia com as discussões Mulheres na ciência – inovando com elas, ministrada pelas professoras Giselle Foureaux, do Departamento de Morfologia, e Grace Schenato, do Departamento de Fisiologia e Biofísica, e Empreendedorismo – possibilidades de interação entre o Departamento de Ciências da Computação e o ICB, apresentada pelo professor Renato Antônio Celso Ferreira, do Departamento de Ciência da Computação.
A programação do último dia do encontro, 20, será aberta com apresentação de dança de salão, às 12h30. Ainda no mesmo horário, começa a mostra interativa com as exposições Interagir: UFMG e ensino médio, coordenada pela professora Tânia Mara Segatelli, do Departamento de Morfologia, O mistério de Marie Rogêt: um jogo investigativo no universo da biologia forense, coordenada pela professora Monica Bucciarelli, do Departamento de Biologia Geral, e a Exposição alunos da graduação e pós-graduação.
Às 16h30, a professora Maria Celina Paiva, da Escola de Música, faz outra apresentação musical, antecedendo o último Café com ciência do Encontro, no qual serão apresentados o projeto do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio) e o Clube de Ciências, com a palestra A inovação do ensino, ministrada pela professora Cleida Aparecida de Oliveira, do Departamento de Morfologia, e pelo professor David Soeiro Barbosa, do Departamento de Parasitologia.
Todas as informações podem ser conferidas no site do ICB ou pelo telefone 3409-2501. As atividades são gratuitas.