Ensino

IEAT oferecerá disciplina sobre 'desafios do conhecimento para um mundo melhor'

Matrículas poderão ser feitas tanto por estudantes da graduação quanto da pós-graduação

Vista aérea de Belo Horizonte: futuro das cidades é um dos subtemas da disciplina
Vista aérea de Belo Horizonte: futuro das cidades é um dos subtemas da disciplina Marcus Desimoni | Portal da Copa / Wikipedia – CC BY-SA 2.0

Refletir sobre as crises que a sociedade vivencia é uma das propostas da disciplina Tópicos em estudos transdisciplinares: desafios do conhecimento para um mundo melhor, organizada pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG. A disciplina será ministrada de 20 de maio a 9 de setembro de 2021, sempre às quintas-feiras, às 19h, para estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG.

O programa de ensino contará com a participação de especialistas da UFMG e convidados de diversas áreas do conhecimento. As aulas fornecerão elementos para a compreensão da importância da confluência de várias áreas para a investigação dos principais problemas da atualidade e possíveis soluções.

Os subtemas que serão abordados na disciplina são Cidades; Mídias digitais; As ciências humanas na formulação de políticas e prioridades; Ciências sociais e desigualdade; Ecologia e desastre: Amazônia, rios, diversidade; Educação e transdisciplinaridade; Epidemias: o que o passado nos ensina?; Futuro da ciência; Inteligência artificial; Literatura e psicanálise; Trabalho e novas tecnologias; Filosofia e psicanálise em tempos de obscurantismo; Sistemas de representação política; Arte, cultura e imperialismo; Meio ambiente: fronteiras do ser vivo: o ambiente está meio dentro, meio na beira; Instabilidade ambiental: sustentabilidade e desastre.

Matrículas
Os estudantes dos cursos de graduação poderão se matricular na disciplina na modalidade Formação Livre, por meio do Sistema Acadêmico da Graduação (Siga), durante a terceira fase de matrícula (acesso pelo sistema MinhaUFMG), agendada para os dias 12 e 13 de maio. O código da disciplina é UNI196. São ofertadas 50 vagas.

Os estudantes da pós-graduação, por sua vez, poderão se matricular na disciplina como optativa em cinco cursos da UFMG por meio dos seguintes códigos: GEO848 B – IGC – Geografia/MD, NAP802 A – ICB – BIOQUÍMICA/MD, FIS844 A – ICEX – FÍSICA/MD; DCP859 B2 – FAFICH – Ciência Política/MD e EBA813B – EBA – ARTES/MD. 

A matrícula dos estudantes dos demais programas de pós-graduação pode ser feita na modalidade disciplina eletiva. São 55 vagas. O procedimento de matrícula deve ser feito no sistema Minha UFMG, campo Pós-graduação Matrícula, neste link.

No caso dos cursos em que a matrícula já tenha sido encerrada, os estudantes devem solicitar às secretarias dos programas de pós-graduação a inclusão da disciplina no acerto de matrícula. 

Público externo
Parte do conteúdo da disciplina ficará disponível no canal do IEAT no YouTube. No dia de cada transmissão, o interessado poderá se cadastrar no sistema Gestão de Eventos para o recebimento de certificados de participação. O catálogo da disciplina pode ser conferido aqui.