Formas de Ingresso

Informação e diversão marcam matrícula de calouros

Luiz Fernando Neves
Luiz Fernando Neves Foto: Natiele Lopes / UFMG

Cerca de 2,7 mil novos alunos de graduação são esperados para a realização do registro presencial para ingresso no segundo semestre letivo da UFMG. O processo, que começou quinta-feira, 27, termina na segunda-feira, 31.

Durante o registro e a matrícula, os novos alunos recebem informações sobre diversos aspectos da vida acadêmica, como assistência estudantil, intercâmbio internacional, participação em iniciação científica e em projetos de extensão, uso do nome social e seus direitos e deveres na Universidade. A TV UFMG produziu vídeo (acima) no primeiro dia do registro.

Na recepção aos calouros, nesta terça-feira, 1º de agosto, haverá aulas magnas, apresentações musicais, passeio por equipamentos culturais e um bate-papo sobre a vida acadêmica.

Expectativas
Os candidatos que agora se matriculam presencialmente foram classificados por meio de seleção única realizada no início do ano pelo Sisu e enfrentaram mais de oito meses de espera desde a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada em novembro de 2016.

A família de Amanda Neves comemorou seu ingresso na Universidade
A família de Amanda Neves comemorou seu ingresso na Universidade Foto: Natiele Lopes / UFMG
Amanda Elisa Silva Costa e sua mãe
Amanda Elisa Silva Costa e sua mãe Foto: Natiele Lopes / UFMG

Luiz Fernando Neves, 20, é calouro de Engenharia Mecânica e contou que aproveitou esse período para trabalhar e fazer o curso pré-cálculo, oferecido pelo Departamento de Matemática.

Equipe de cheerleading da atlética Grifo
Equipe de cheerleading da atlética Grifo Foto: Natiele Lopes / UFMG

“O curso me deu uma base muito boa e me ajudou bastante”, elogiou. Na formação, calouros e veteranos participam de aulas preparatórias gratuitas para as disciplinas de Cálculo e Geometria Analítica e Álgebra Linear (Gaal).

A nova aluna do curso de Farmácia, Amanda Neves, 18, gostou de ser convocada para o segundo semestre. “Pude descansar do ensino médio e vir com as energias renovadas”, comentou. A caloura estava acompanhada da madrasta, Juliana, 38, que considera que “passar na UFMG é uma grande conquista".

Amanda Elisa Silva Costa, 18, contou que, enquanto aguardava o início das aulas, não deixou de estudar. Continuou frequentando o cursinho preparatório para o próximo Enem, pois somente em março soube que iria cursar Engenharia Ambiental na UFMG.

Amanda visitou o estande da associação atlética da Escola de Engenharia e disse que acha importante conhecer “o que a UFMG tem de diferente”. A mãe, Clara, 50, elogiou a presença dos veteranos. “Deu a sensação de que ela é bem-vinda”, observou.

Participantes da Liga das Atléticas, entidade que reúne as associações esportivas da UFMG, estão recepcionando os calouros. No estande, eles tiram dúvidas e informam como fazer parte das equipes e dos campeonatos.

A presença dos estandes das entidades esportivas é parte do projeto Viver UFMG, da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), com o intuito de recepcionar os estudantes de forma acolhedora.

“O objetivo de montar uma tenda aqui hoje é de representar as associações atléticas, explicar como elas funcionam e ampliar as possibilidades da relação entre alunos e universidade para além das aulas”, explicou Esther Machado, doutoranda em Engenharia Nuclear e participante da equipe de cheerleading da atlética Grifo, da Escola de Engenharia.

Segundo Esther, não há pré-requisitos e nem são necessários conhecimentos prévios para integrar a equipe. O grupo, formado por homens e mulheres, realiza treinos duas vezes por semana em busca de vitórias nas competições regionais e nacionais.

Ainda como forma de recepcionar os calouros, o time de cheerleading vai se apresentar no dia 10 de agosto, às 12h, na cantina da Escola de Engenharia, e fará treino aberto no dia 17, às 20h30, no Diretório Acadêmico (DA) da unidade. Mais informações podem ser obtidas na página da equipe no Facebook.

A lista dos convocados para ingresso no segundo semestre, a escala de atendimento e outras informações podem ser conferidas no site do Sisu UFMG.