Notícias Externas

Inovação em risco no Brasil

Cientistas temem mudanças na Finep, empresa que financia projetos de inovação ligados ao setor produtivo

Bengala para cegos em desenvolvimento na Univale contou com apoio da Finep para obter patente do protótipo
Bengala para cegos em desenvolvimento na Univali contou com apoio da Finep para obter patente do protótipo Daniel Queiroz I Divulgação

Você já ouviu falar na Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep)? Menos conhecida do que o CNPq e a Capes, a Finep também é um eixo importante do ecossistema de financiamento da pesquisa no Brasil. Criada como uma empresa pública, ela tem como missão promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições. 

Mas também vem sofrendo com os cortes orçamentários que afetam a ciência no Brasil. Mais grave ainda, corre o risco de ser extinta ou de ter seu papel esvaziado caso o governo federal decida levar à frente o projeto de transferir o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para uma instituição bancária: o BNDES. No Outra estação desta semana (24/10) nós vamos explicar para você quais os impactos da Finep para o Brasil.

Para começar, nós esclarecemos o que é a Finep, que tipo de projetos ela financia e como ela se diferencia da Capes e do CNPq. Nós também falamos sobre as reduções orçamentárias que a empresa enfrenta nos últimos anos e os impactos dessa redução para a inovação e o desenvolvimento do setor produtivo no Brasil.

Outra questão abordada é o futuro do FNDCT. O Fundo é uma das principais fontes de recursos para o financiamento da ciência, tecnologia e inovação no país. Mas mudanças propostas pelo Ministério da Economia - que cogita retirar a Finep da administração do FNDCT - podem comprometer décadas de fomento ao setor no Brasil na avaliação dos especialistas com quem conversamos.


Por que a Finep é necessária?

Sediado no BHTec, o CTNano conta com recursos da Finep para desenvolver pesquisas na área de energia eólica e grafeno
CTNano conta com recursos da Finep para desenvolver pesquisas na área de energia eólica e grafeno Judson Porto I Cedecom UFMG

Neste bloco nós trazemos exemplos práticos de projetos que receberam apoio da empresa: o CTNano-UFMG que está desenvolvendo pesquisas relacionadas a energias renováveis e materiais para o desenvolvimento de sensores; a bengala para cegos desenvolvida na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), um projeto de habitação social da Universidade de São Paulo (USP) e uma startup de tecnologia.

Para entendermos melhor como funciona o financiamento da Finep e os riscos à inovação no país em meio aos cortes orçamentários, falamos com a professora do Departamento de Administração da Universidade de Brasília Vanessa Cabral Gomes e com o coordenador do Observatório da Inovação da USP, Glauco Arbix, que foi presidente da Finep entre 2011 e 2015.

Ouça o bloco 1 do programa
xxx
Projeto Inovarural da USP construiu habitações populares com dinheiro da Finep
Acervo do Grupo Habis- IAU USP

Um banco pode administrar uma das maiores fontes de recursos para ciência?

Neste bloco nós explicamos o que é o FNDCT e como a sua criação, há 50 anos, redirecionou os investimentos em ciência, tecnologia e inovação do Brasil. Nós também ouvimos especialistas que avaliaram propostas feitas pelo Ministério da Economia que podem modificar a administração do Fundo, passando sua administração da Finep para o BNDES, ou transformá-lo em um fundo de natureza privada.

Para isso, conversamos com a vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Nader, e com o professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG Ricardo Ruiz. Também trazemos neste bloco os posicionamentos dos ministérios da Economia, da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações e da própria Finep.

Ouça o bloco 2 do programa

Para saber mais sobre o tema:

Página da Finep

Plataforma para localizar empresas e instituições financiadas pela Finep

Página do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Índice Global de Inovação da Organização Mundial de Propriedade Intelectual

Ouça também os programas sobre o CNPq e a Capes

Produção:

O episódio 11 do Outra estação teve apresentação de Breno Benevides, produção de Breno Benevides e Luana Lima, edição e coordenação de jornalismo de Paula Alkmim e trabalhos técnicos de Breno Rodrigues. 

O Outra estação explora, semanalmente, um tema de interesse da sociedade, buscando dados e conversando com pessoas que possam trazer contribuições sobre o assunto. Na Rádio UFMG Educativa (frequência 104,5 FM), o programa vai ao ar às quintas, às 18h, com reprise na sexta, às 7h30. O programa também está disponível nos aplicativos de podcast.