Formas de Ingresso

Mestrado do ICA em Alimentos e Saúde recebe inscrições

Programa é focado nas particularidades climáticas e ambientais da região de Montes Claros

Inscrições para mestrado em Alimentos e Saúde pode ser feita até dia 2 de novembro
Bebida láctea produzida no campus Montes Claros Foto: Lucas Braga | UFMG

Estão abertas as inscrições para o mestrado em Alimentos e Saúde, oferecido pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros. São oferecidas 22 vagas, das quais quatro são destinadas a pessoas autodeclaradas negras.

As inscrições podem ser feitas até 2 de novembro. A documentação deve ser enviada para o e-mail informado no edital da seleção, onde constam todas as informações necessárias.

A seleção será feira em três etapas: prova, avaliação do projeto de pesquisa e análise de currículo. As duas primeiras têm caráter eliminatório e classificatório. O resultado da seleção será publicado no dia 6 de dezembro, na página do curso no site do ICA.

Também até 2 de novembro, estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos indígenas e de pessoas com deficiência. Esse processo é regido por edital suplementar.

Aproveitamento estratégico
Montes Claros é a maior cidade das regiões do Norte de Minas e do Sul da Bahia, onde há uma diversidade enorme de frutos de plantas nativas do cerrado e da caatinga, que são consumidos in natura ou beneficiados pela indústria caseira na forma de sorvetes, sucos, licores e geleias, com grande aceitação popular. Contudo, a maioria desses frutos ainda não é explorada no que se refere ao aproveitamento estratégico dos seus componentes nutricionais. É aí que o mestrado em Alimentos e Saúde se insere.

Com foco nessa oferta de flora e nas peculiaridades e necessidades de saúde do Norte de Minas, o curso visa inovar e aprimorar as tecnologias associadas à produção de alimentos, seleção e obtenção de novos ingredientes e elevação contínua dos índices de eficiência dos sistemas melhoramento alimentar, bem como avaliar os efeitos desses alimentos sobre a saúde de seres humanos e/ou animais, avaliando e melhorando o funcionamento do organismo e aumentando o bem-estar dos indivíduos.