Inscrições de chapas para a escolha do novo Reitorado começam nesta segunda

Candidaturas devem ser formalizadas até 13 de setembro; primeiro turno da consulta à comunidade será realizado em 11 de novembro

Reitoria da UFMG
Novo Reitorado comandará a UFMG no quadriênio 2022-2026Foto: Ewerton Martins Ribeiro | UFMG

Começa nesta segunda-feira, dia 6, e vai até o dia 13 de setembro o período de inscrição das chapas interessadas em participar da consulta de 11 de novembro, na qual a comunidade universitária da UFMG escolherá o Reitorado para o quadriênio 2022-2026.

Conforme o regimento do processo, elaborado pela Comissão Eleitoral, a inscrição das chapas candidatas (que incluem dois nomes, um para reitor/a e outro para vice-reitor/a) será efetuada na sala 4003 do prédio da Reitoria, no quarto andar, das 9h às 11h e das 14h às 17h, nos dias úteis compreendidos no período delimitado (6 a 13 de setembro).

O regimento também indica toda a documentação necessária para a inscrição das chapas, além das demais informações pertinentes ao processo, como as regras para candidatura e campanha. Conforme o calendário da consulta, apresentado em regulamento definido pelo Conselho Universitário, os docentes integrantes das chapas inscritas ficarão afastados de todas as atividades letivas e administrativas de 14 de setembro a 11 de novembro.

No documento, também consta a informação de que o número de cada chapa será atribuído via sorteio e que a relação das candidaturas homologadas será divulgada no dia 21 de setembro. Só serão aceitas inscrições de chapas que apresentarem toda a documentação prevista no regimento da consulta. Outras informações sobre a consulta à comunidade em 2021 constam de reportagem sobre o assunto publicada no dia 17 de agosto.

A consulta
Realizada a cada quatro anos, a consulta à comunidade universitária é o processo que subsidia o colégio eleitoral da UFMG na elaboração da lista tríplice que possibilitará a escolha de reitor/a e vice-reitor/a para a gestão da Universidade no quadriênio seguinte. O processo ocorre em um ou em dois turnos; haverá segundo turno caso nenhuma das chapas alcance maioria absoluta no primeiro. Neste ano, o primeiro turno ocorre no dia 11 de novembro, e o segundo, se necessário, no dia 25 do mesmo mês. O calendário completo do processo pode ser consultado no seu regulamento.

Pela primeira vez, a consulta para os cargos de reitor e vice-reitor será realizada exclusivamente por meio do Sistema de Consultas da UFMG, que possibilita o voto a distância. A ferramenta já é utilizada em eleições de diretores de unidades e de representantes para colegiados, como os conselhos.

O processo é operacionalizado por uma Comissão Eleitoral, composta de membros do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A comissão tem Maria Elisa Sousa e Silva, da Odontologia, Elder Paiva, do ICB, e Denise Morado, da Arquitetura, como representantes dos servidores docentes; a bibliotecária-documentalista Kátia Pacheco, diretora da Biblioteca Universitária, como representante dos servidores técnico-administrativos, e a estudante de Letras Luiza Datas Cruz como representante dos discentes. Maria Elisa preside a comissão.

Os membros suplentes são as professoras Priscilla Moura, da Engenharia, Luciana Castro, do ICA, o professor Eduardo Neves Silva, da Fafich, a enfermeira Swraide Agripino, servidora do Hospital das Clínicas, e o estudante de geografia Luan Vitor Soares de Paiva.