Inscrições para a 25ª UFMG Jovem começam no dia 30 de abril

Participação é aberta a estudantes e professores do ensino básico de escolas públicas e privadas de Minas Gerais

Em 2023, a UFMG Jovem teve a apresentação de 81 trabalhos
Em 2023, a UFMG Jovem contou com a apresentação de 81 trabalhos de escolas de 35 municípios mineirosFoto: Eduardo Maia | Proex UFMG

Começam na terça-feira, 30 de abril, as inscrições para apresentação de trabalhos na 25ª UFMG Jovem, tradicional feira de ciências da Universidade. Com o tema Minas é um mundo: diversidade, saberes e tecnologias sociais, em homenagem ao escritor Fernando Sabino, o evento será realizado nos dias 19 e 20 de setembro, no campus Pampulha.

A participação é aberta a estudantes e professores de escolas das redes pública e privada de Minas Gerais, da educação infantil e dos níveis fundamental e médio, incluindo as modalidades de educação profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente no site do evento. A lista dos trabalhos selecionados para apresentação será divulgada no dia 12 de agosto. Haverá emissão de certificados para os parcipantes (exceto para os visitantes da feira).

Programação
Em 2024, a UFMG Jovem completa 25 anos de encontros, diálogos e intercâmbios com professores e estudantes de escolas do ensino básico de Minas Gerais. Integrada ao 3º Congresso Nacional de Inovação e Popularização da Ciência, a programação contará com a tradicional feira da educação básica, desafio para os estudantes, Conversa com Cientistas e a atividade #ExploraUFMG.

Com o tema O meu segredo para ser feliz, o desafio busca instigar a imaginação e a criatividade dos estudantes que podem apresentar, individualmente ou em grupo, um desenho, texto escrito, áudio ou vídeo.

Um encontro entre cientistas, estudantes e professores da educação básica é a proposta Conversa com cientistas. Já no #ExploraUFMG, as escolas poderão se inscrever para participar de visitas guiadas a museus e espaços culturais da Universidade, em que estudantes e professores terão a oportunidade de conhecer projetos e atividades de extensão.

A UFMG Jovem também abre espaço para a participação das feiras de ciências regionais e locais de Minas Gerais, que poderão indicar um trabalho premiado para apresentação.

Espaço de interação
Em 2023, a UFMG Jovem teve participação recorde de escolas de 35 municípios de Minas Gerais. Foram apresentados 81 trabalhos dos ensinos médio fundamental, dos quais 12 foram premiados, além da escolha de dois “Professores Destaque”.

Realizada desde 1999, a UFMG Jovem tem o objetivo de estimular a interação entre a universidade e a rede de educação básica, com intercâmbio de ideias a partir da divulgação dos trabalhos. A feira também promove a integração dos participantes e incentiva a cultura científica e práticas pedagógicas inovadoras para a formação de futuros cientistas.

O evento é organizado desde 2010 pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG.

Acompanhe a 25ª UFMG Jovem também pelo Instagram.

Com Assessoria de Comunicação da Proex