Formas de Ingresso

Sisu 2020 abre inscrições nesta terça-feira

UFMG oferece 6.309 vagas; todas serão preenchidas na primeira edição anual

Estudantes da UFMG no CAD1, campus Pampulha
Estudantes da UFMG no CAD1, campus Pampulha, no segundo semestre de 2019Foca Lisboa / UFMG

Serão abertas na terça-feira, 21 de janeiro, as inscrições para os candidatos que concorrerão, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020, a uma vaga nos cursos presenciais das universidades federais brasileiras. O período de inscrições, que deverão ser efetuadas no site do Ministério da Educação, foi prorrogado para as 23h59 de domingo, 26 de janeiro.

A UFMG oferece 6.309 vagas, sendo 3.152 para ampla concorrência e 3.157, reservadas. Todas serão preenchidas por candidatos selecionados nesta primeira edição anual do Sisu, para entrada nos dois períodos letivos de 2020.

Para se inscrever, o candidato deverá ter realizado o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2019 – cujo resultado foi divulgado nesta sexta-feira, dia 17 – e não ter zerado a prova de redação. O Sisu classifica automaticamente os candidatos ao fim do período de inscrição, levando em conta as opções de cursos e modalidades de vagas (ampla concorrência e reserva de vagas). A classificação e seleção dos candidatos serão realizadas por meio de chamadas regulares, divulgadas nas páginas do Sisu no MEC e do Sisu UFMG.

Modalidades
No ato da inscrição no Sisu, o candidato precisa optar pela modalidade de vaga – ampla concorrência ou reserva de vagas. Na modalidade reserva de vagas, deve ser egresso de escola pública, podendo concorrer também nos demais critérios: condição de renda, condição de cor/raça e condição de pessoa com deficiência. Os candidatos serão agrupados em nove modalidades.

Em edital próprio, a Universidade reforçou informações que exigem maior atenção dos candidatos, especialmente aos menores de 18 anos de idade e aos que optarem por uma das nove modalidades de reserva de vagas. Leia mais sobre o assunto nesta matéria publicada no dia 18 de dezembro.

Lista de espera
Outro edital publicado pela UFMG estabelece regras para a configuração da lista de espera. As mudanças introduzidas pelo MEC na edição 2019 do Sisu continuam valendo para a primeira edição do Sisu 2020. “O estudante selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado”, informa o vice-diretor do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Leandro Xavier Rapini.

Assim, se o candidato for selecionado na chamada regular para uma vaga em qualquer instituição de educação superior participante do Sisu, mesmo que seja sua segunda opção, e ainda que não se matricule, não poderá participar da lista de espera.

Cronograma do Sisu

21/01 a 26/01: inscrições