Pesquisa e Inovação

Insegurança alimentar afeta quase 60% dos lares brasileiros na pandemia, aponta pesquisa

Estudo envolveu pesquisadores da UFMG, da UnB e da Universidade Livre de Berlim, na Alemanha

Ação do MST de entrega de alimentos a famílias de Curitiba e Araucária, no Paraná Valmir Neves Fernandes/MST-PR e Giorgia Prates/FotosPublicas

O Brasil voltou a aparecer no mapa da fome durante a pandemia da covid-19 com 59,4% dos lares enfrentando algum nível de insegurança alimentar – situação em que a família não conta com alimentos em quantidade e qualidade adequadas ou está preocupada com a falta de comida. Os apontamentos são de estudo conduzido pelo Grupo de Pesquisa Alimento para Justiça: Poder, Política e Desigualdades Alimentares na Bioeconomia.

A parceria envolve pesquisadores brasileiros na Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade de Brasília (UnB). Uma das participantes do estudo é a professora do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG Milene Cristine Pessoa. Em entrevista concedida à jornalista Alessandra Ribeiro para o programa Conexões, a docente explica os principais resultados do trabalho. Para consultar os relatórios do estudo, clique aqui.

Ouça a conversa com Alessandra Ribeiro

Produção: Alessandra Ribeiro e Luiza Glória