Notícias Externas

AULP premiará dissertação ou tese que contribuir para integração dos países de língua portuguesa

Trabalhos podem ser inscritos até o fim de julho

Mapa indica os membros e observadores associados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Mapa indica os membros e observadores associados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa SEPRodrigues / Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Fernão Mendes Pinto 2018, da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP). Atribuído anualmente, o prêmio visa reconhecer dissertação de mestrado ou tese de doutorado que contribua para a aproximação das comunidades de língua portuguesa, explicitando relações entre pelo menos dois países.

As candidaturas podem ser apresentadas até 31 de julho. O valor do prêmio é oito mil euros e será atribuído por meio de parceria entre a AULP e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Outras informações – regulamento, lista de perguntas frequentes e forma de inscrição – podem ser consultadas no site do prêmio.

O vencedor da edição de 2017 do prêmio foi Gustavo Velloso, da Universidade de São Paulo, autor da dissertação Ociosos e sedicionários. Populações indígenas e os tempos do trabalho nos Campos de Piratininga (século XVII).