Arte e Cultura

Isaac Asimov: Universo Literário celebra o centenário do mestre da ficção

A obra mais famosa dele é a Trilogia da Função, também conhecida como Série da Função

Isaac Asimov
Isaac Asimov Foto: Alex Gotfryd/CORBIS/Getty Images

O escritor Isaac Asimov é considerado o mestre da ficção. Ele nasceu em Petrovichi, na Rússia, e sua data de nascimento é incerta, provavelmente situada entre 4 de outubro de 1919 e 2 de janeiro de 1920, sendo essa última apontada como a certa por Asimov. Por isso, neste mês comemora-se o centenário do escritor. 

A obra mais famosa dele é a Trilogia da Função, também conhecida como Série da Função. Os livros dessa saga discorrem sobre um futuro distante onde o destino dos habitantes é influenciado por uma instituição chamada Fundação. A história é, em segundo plano, uma reflexão sobre o determinismo. É importante destacar que a carreira de Asimov foi marcada pela defesa da ciência e pelo incentivo à busca de conhecimento, elementos importantes que destacam-se ao longo das publicações do autor. Também ficou conhecido por ser o idealizador das três leis da robótica, situadas no livro Eu, Robô, publicado em 1950. Segundo elas: um robô não pode ferir um humano ou permitir que um humano sofra algum mal; os robôs devem obedecer às ordens dos humanos, exceto nos casos em que essas ordens entrem em conflito com a primeira lei; por último, um robô deve proteger a própria existência, desde que não entre em conflito com as leis anteriores. 

Várias tecnologias, elementos e previsões feitas por Asimov estão presentes em nossa sociedade hoje e foram concretizadas, uma delas é o computador portátil. Para saber mais sobre a vida e obra de Isaac Asimov, o programa Universo Literário conversou com a doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, Andreya Seiffert.

Ouça a conversa com Jaiane Souza

Produção: Rodolfo Morais e Jaiane Souza, sob orientação de Hugo Rafael e Gabriela Sorice